Agenda de Marcos Cesar Pontes Marcos Cesar Pontes

Marcos Cesar Pontes Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações

Telefone(s) (61) 2033-7501/7505

E-mail chefia.gabinete@mcti.gov.br

Marcos Pontes nasceu na cidade paulista de Bauru em 11 de março de 1963 e é o primeiro e, até o momento, o único astronauta e cosmonauta brasileiro.

Pontes é Tenente-coronel Aviador R1 da Força Aérea Brasileira, Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública pela Academia da Força Aérea Brasileira, engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Post Graduate School, na Califórnia (Estados Unidos) e piloto de teste de aviões de caça com mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

Membro da turma 1998 de astronautas da NASA (EUA) e da equipe de cosmonautas de ROSCOSMOS (Rússia) em 2005, Marcos Pontes é o único brasileiro a ir ao espaço e o primeiro astronauta e cosmonauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço.

Pontes realizou a Missão Centenário em 2006, fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Russa, trabalhando 10 dias na Estação Internacional Espacial como Especialista de Missão, responsável pela manutenção dos sistemas da espaçonave e pela execução de pesquisas científicas escolhidas pela Academia Brasileira de Ciências.

É gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em projetos internacionais relevantes no setor aeroespacial em empresas como NASA, JAXA, ESA, Boeing com 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

Pontes é embaixador honorário da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.

Em 2018, Marcos Pontes, foi eleito suplente do Major Olímpio no Senado Federal por São Paulo. Mandato 2019-2027.

Em janeiro de 2019, no governo Jair Messias Bolsonaro, assumiu o cargo de Ministro de Estado do MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em 2020 passou a ser o ministro do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a missão de gerir o protagonismo estratégico da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento do país, promovendo políticas públicas para a produção de conhecimento, riquezas para o país e qualidade de vida para os brasileiros.

Além disso, como ministro do MCTI, Pontes incentiva o estabelecimento de cooperações nacionais e internacionais para a estimular a popularização e promoção do estudo da ciência, tecnologia e inovação junto as crianças e jovens onde, segundo Pontes, é o caminho para transformar o conhecimento científico em riquezas para o país e impulsionar o desenvolvimento tecnológico, social e econômico do Brasil.

O Ministro Marcos Pontes é membro titular do:

- Conselho de Solidariedade, vinculado à Casa Civil da Presidência da República - PR

- Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro – Gabinete de Segurança Institucional – GSI/PR

- Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI

- Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR

- Conselho Deliberativo da Superintendência do Nordeste - Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR

- Conselho Deliberativo da Superintendência do Centro-Oeste – Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR

- Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia – Ministério da Defesa – MD

- Conselho Nacional da Amazônia Legal – Vice-Presidência da República

- Conselho Diretor do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI

- Conselho Nacional de Política Energética – Ministério de Minas e Energia – MME

- Comitê de Governança, Gestão da Integridade, Riscos e Controles Internos de Gestão do MCTI

- Membro da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional – GSI/PR

- Conselho de Administração da Amazônia Azul – AMAZUL/CNEN

- Conselho de Administração da EMBRAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



Para solicitar audiência com o Ministro, enviar e-mail para:  ou contatar através do (61) 2033-7431.

Para enviar convites ao Ministro, enviar e-mail para ou contatar através do (61) 2033-8613