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      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
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      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
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      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
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      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
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Estratégia Brasileira para a Transformação Digital - Eixo C - Iniciativas

Info
Saiba mais sobre
Ações Estratégicas 2018-2022
Iniciativas
Descrição
C.1.1.1Aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais  (Lei nº 13.709/2018)A Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
C.1.2.1Iniciativas lideradas pelo Comitê Gestor da Internet, em parceria com organizações como SaferNet.A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Fundada em 20 de dezembro de 2005, com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.
C.1.2.2ANPD publicou fascículos sobre segurança na Internet em parceria com o cert.br. CERT.br em parceria com a ANPD publica dois novos Fascículos da Cartilha de Segurança para a Internet
https://www.gov.br/anpd/pt-br/assuntos/noticias/cert-br-em-parceria-com-a-anpd-publica-dois-novos-fasciculos-da-cartilha-de-seguranca-para-a-internet
C.1.3.1Após convite efetuado em 2019, para que o Brasil aderisse à Convenção de Budapeste, cujo objetivo é facilitar a cooperação entre autoridades em diferentes países na investigação de crimes cibernéticos, foram concluídos, em 2021, os processos de ratificação parlamentar da adesão à Convenção do Conselho da Europa sobre Crimes Cibernéticos (Convenção de Budapeste). A vigência efetiva depende apenas do depósito do instrumento correspondente junto àquele organismo. A ANPD tem buscado aderir a mecanismos transnacionais de cooperação para enforcement, como o GPEN, por exemplo.Após convite efetuado em 2019, para que o Brasil aderisse à Convenção de Budapeste, cujo objetivo é facilitar a cooperação entre autoridades em diferentes países na investigação de crimes cibernéticos, foram concluídos, em 2021, os processos de ratificação parlamentar da adesão à Convenção do Conselho da Europa sobre Crimes Cibernéticos (Convenção de Budapeste). A vigência efetiva depende apenas do depósito do instrumento correspondente junto àquele organismo. A ANPD tem buscado aderir a mecanismos transnacionais de cooperação para enforcement, como o GPEN, por exemplo (fonte MRE).
C.1.4.1Instituida a Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD, Lei nº 13.853/2019. Decreto nº 10.474, de 26 de agosto de 2020 (Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança).Instituida a Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD, Lei nº 13.853/2019. Decreto nº 10.474, de 26 de agosto de 2020 (Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança).
C.1.5.1Firmado o Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul (2019/2020). Negociações em andamento para expansão do reconhecimento mútuo: Mercosul - Aliança do Pacífico, e Mercosul - União Europeia.Firmado o Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul (2019/2020). Negociações em andamento para expansão do reconhecimento mútuo: Mercosul - Aliança do Pacífico, e Mercosul - União Europeia.
C.1.5.2Publicado o Decreto nº 10.222, de 5 de fevereiro de 2020, que aprovou a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), orientação manifesta do Governo federal à sociedade brasileira sobre as principais ações por ele pretendidas, em termos nacionais e internacionais, na área da segurança cibernética e terá validade no quadriênio 2020-2023.Publicado o Decreto nº 10.222, de 5 de fevereiro de 2020, que aprovou a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), orientação manifesta do Governo federal à sociedade brasileira sobre as principais ações por ele pretendidas, em termos nacionais e internacionais, na área da segurança cibernética e terá validade no quadriênio 2020-2023.
C.1.6.1Publicado o Decreto nº 10.222, de 5 de fevereiro de 2020, que aprovou a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), que contempla o estímulo à adoção de padrões privacy by design and default e security by design and default.Publicado o Decreto nº 10.222, de 5 de fevereiro de 2020, que aprovou a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), que contempla o estímulo à adoção de padrões privacy by design and default e security by design and default.
C.1.7.1Lei nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD):  dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.Lei nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD):  dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
C.2.1.1Publicado o Decreto nº 9.637/2018, que instituiu a Política Nacional de Segurança da Informação - PNSI, no âmbito da administração pública federal, com a finalidade de assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação em âmbito nacionalPublicado o Decreto nº 9.637/2018, que instituiu a Política Nacional de Segurança da Informação - PNSI, no âmbito da administração pública federal, com a finalidade de assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação em âmbito nacional
C.2.1.2Elaborada a minuta de projeto de lei para dispor sobre uma Política Nacional de Segurança CibernéticaElaborada a minuta de projeto de lei para dispor sobre uma Política Nacional de Segurança Cibernética
   
C.2.3.1Publicado o Decreto nº 10.748, de 16 de julho de 2021, que instituiu a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC) e prevê a elaboração do plano nacional de gestão de incidentes cibernéticos e do plano nacional de segurança das infraestruturas críticas.Publicado o Decreto nº 10.748, de 16 de julho de 2021, que instituiu a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC) e prevê a elaboração do plano nacional de gestão de incidentes cibernéticos e do plano nacional de segurança das infraestruturas críticas.
C.2.3.2 O LNCC está alinhado com a Política Nacional de Segurança da Informação, possui uma política de segurança da informação (PSI) estabelecida e uma Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR). O LNCC está alinhado com a Política Nacional de Segurança da Informação, possui uma política de segurança da informação (PSI) estabelecida e uma Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR).
C.2.4.1Publicado o Decreto nº 10.748, de 16 de julho de 2021, que instituiu a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC). Publicado o Decreto nº 10.748, de 16 de julho de 2021, que instituiu a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC). 
C.2.4.2Elaborada a minuta de projeto de lei para dispor sobre uma Política Nacional de Segurança Cibernética.Elaborada a minuta de projeto de lei para dispor sobre uma Política Nacional de Segurança Cibernética.
C.2.4.3O tratamento de incidentes e eventos adversos de segurança cibernética requer além da resposta aos eventos o monitoramento da atividade, a troca de informações e a automação de processos de inteligência para construir segurança no Sistema RNP. A RNP desenvolveu um modelo para qualificar profissionais e atuar de forma ativa (Security Operation Centers) na proteção de dados, fluxos de informação e recursos críticos do Sistema RNP. Essa ação vem sendo desenvolvido no âmbito do PPI RNP (Fonte MCTI/RNP).O tratamento de incidentes e eventos adversos de segurança cibernética requer além da resposta aos eventos o monitoramento da atividade, a troca de informações e a automação de processos de inteligência para construir segurança no Sistema RNP. A RNP desenvolveu um modelo para qualificar profissionais e atuar de forma ativa (Security Operation Centers) na proteção de dados, fluxos de informação e recursos críticos do Sistema RNP. Essa ação vem sendo desenvolvido no âmbito do PPI RNP (Fonte MCTI/RNP).
C.2.4.4Em 2021, foi desenhado o programa Hacker do Bem, em conjunto com o SENAI-SP e Softex. Este programa tem o objetivo de capacitar jovens egressos do ensino médio ou que estão cursando o ensino superior, nos temas de segurança da informação e privacidade. Com o programa, está previsto impactar mais de 30.000 alunos em 3 anos de duração, ajudando a preencher a demanda por profissionais de segurança da informação e privacidade que há atualmente no Brasil e no mundo.Em 2021, foi desenhado o programa Hacker do Bem, em conjunto com o SENAI-SP e Softex. Este programa tem o objetivo de capacitar jovens egressos do ensino médio ou que estão cursando o ensino superior, nos temas de segurança da informação e privacidade. Com o programa, está previsto impactar mais de 30.000 alunos em 3 anos de duração, ajudando a preencher a demanda por profissionais de segurança da informação e privacidade que há atualmente no Brasil e no mundo.
C.2.4.5Em 2021, foi criado o Grupo de Cibersegurança das Redes de Pesquisa e Educação da América Latina, focado em facilitar a implementação de atividades colaborativas ligadas a esse tema nas redes integrantes da RedCLARA.  Um Memorando de Entendimento foi assinado ao final do TICAL, uma conferência anual das redes acadêmicas latino-americanas, para formalizar o grupo. As cinco redes signatárias – CEDIA (Equador), CUDI (México), REUNA (Chile), RNP (Brasil) e RedCLARA – deverão deliberar a respeito da operação e organização do Grupo de Cibersegurança e sobre a novas adesões à RedCLARA. Cada país pode contribuir propondo atividades. As propostas são avaliadas para definir uma linha de ação com execução integrada. A ideia é que todos os países trabalhem em conjunto com foco na troca de informações e para a descoberta de novas soluções diante dos riscos que surgirem.Em 2021, foi criado o Grupo de Cibersegurança das Redes de Pesquisa e Educação da América Latina, focado em facilitar a implementação de atividades colaborativas ligadas a esse tema nas redes integrantes da RedCLARA.  Um Memorando de Entendimento foi assinado ao final do TICAL, uma conferência anual das redes acadêmicas latino-americanas, para formalizar o grupo. As cinco redes signatárias – CEDIA (Equador), CUDI (México), REUNA (Chile), RNP (Brasil) e RedCLARA – deverão deliberar a respeito da operação e organização do Grupo de Cibersegurança e sobre a novas adesões à RedCLARA. Cada país pode contribuir propondo atividades. As propostas são avaliadas para definir uma linha de ação com execução integrada. A ideia é que todos os países trabalhem em conjunto com foco na troca de informações e para a descoberta de novas soluções diante dos riscos que surgirem.
C.2.4.6Guardião cibernético: exercício de simulação de um ambiente de guerra cibernética e envolve setores estratégicos do Brasil para garantir um preparo adequado caso esse cenário venha a se realizar. A ação chegou à 3ª edição em 2021, contando sempre com a presença da RNP. O projeto é coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e desenvolvido em parceria com a RNP, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Cisco e a RustCon. Mais de 350 pessoas se envolvem diretamente no exercício. A RNP tem um papel estratégico no treinamento: por meio do CAIS, a organização participa auxiliando na resposta aos ataques simulados e vem buscando aumentar sua parcela de contribuição ao longo dos anos (Fonte MCTI/RNP).Guardião cibernético: exercício de simulação de um ambiente de guerra cibernética e envolve setores estratégicos do Brasil para garantir um preparo adequado caso esse cenário venha a se realizar. A ação chegou à 3ª edição em 2021, contando sempre com a presença da RNP. O projeto é coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e desenvolvido em parceria com a RNP, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Cisco e a RustCon. Mais de 350 pessoas se envolvem diretamente no exercício. A RNP tem um papel estratégico no treinamento: por meio do CAIS, a organização participa auxiliando na resposta aos ataques simulados e vem buscando aumentar sua parcela de contribuição ao longo dos anos (Fonte MCTI/RNP).
C.2.5.1RNP capacita gestores de tecnologia de informação em segurança para o Sistema RNP, com cursos práticos, especialmente orientados para aumentar o nível de segurança de suas organizações usuárias e atuar em incidentes de segurança.RNP capacita gestores de tecnologia de informação em segurança para o Sistema RNP, com cursos práticos, especialmente orientados para aumentar o nível de segurança de suas organizações usuárias e atuar em incidentes de segurança.
C.2.5.2Portal da ENAP disponibiliza cursos da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética.Portal da ENAP disponibiliza cursos da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética.
C.2.5.3Em 2021, foram realizadas 44 turmas de 16 cursos que abordaram temas sobre Cibersegurança e Privacidade. Nestas turmas, foram capacitados 1.348 alunos em mais de 50.100 horas de capacitação. O curso mais demandado foi o LGPD na prática, capacitando 303 alunos em 8 turmas, seguido pelo curso de Tratamento de Incidente de segurança, com 148 alunos em 4 turmas. Em 2021 a RNP firmou parceria com o SANS Institute, o maior instituto de capacitação em Cibersegurança e Privacidade do mundo. Através das parcerias existentes com empresas de mercado como a CompTIA e EXIN, a RNP conseguiu capacitar 292 alunos sem que houvesse a necessidade de investimento no desenvolvimento ou manutenção de conteúdo.Em 2021, foram realizadas 44 turmas de 16 cursos que abordaram temas sobre Cibersegurança e Privacidade. Nestas turmas, foram capacitados 1.348 alunos em mais de 50.100 horas de capacitação. O curso mais demandado foi o LGPD na prática, capacitando 303 alunos em 8 turmas, seguido pelo curso de Tratamento de Incidente de segurança, com 148 alunos em 4 turmas. Em 2021 a RNP firmou parceria com o SANS Institute, o maior instituto de capacitação em Cibersegurança e Privacidade do mundo. Através das parcerias existentes com empresas de mercado como a CompTIA e EXIN, a RNP conseguiu capacitar 292 alunos sem que houvesse a necessidade de investimento no desenvolvimento ou manutenção de conteúdo.
C.2.5.4O LNCC realiza campanhas regulares para promover a conscientização dos colaboradores sobre o tema e normas de segurança da informação.O LNCC realiza campanhas regulares para promover a conscientização dos colaboradores sobre o tema e normas de segurança da informação.
C.2.5.5No âmbito da Administração Pública Federal, o GSI realiza oficinas, colóquios e webinários sobre temas relacionados à segurança da informação, além de projeto da Coordenação Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento para habilitação dos Órgãos de Registro Nível 1 para o tratamento da informação classificada.No âmbito da Administração Pública Federal, o GSI realiza oficinas, colóquios e webinários sobre temas relacionados à segurança da informação, além de projeto da Coordenação Geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento para habilitação dos Órgãos de Registro Nível 1 para o tratamento da informação classificada.
C.2.6.1 O MCTI/RNP promove eventos para criação de cultura de segurança para a sociedade (ex. Dia Internacional de Segurança da Informação) e outros eventos para técnicos e especialistas (Fonte MCTI/RNP). O MCTI/RNP promove eventos para criação de cultura de segurança para a sociedade (ex. Dia Internacional de Segurança da Informação) e outros eventos para técnicos e especialistas (Fonte MCTI/RNP).
C.2.6.2O GSI/PR elabora, envia para órgãos da Administração Pública Federal e publica em seu site o Boletim Informativo Mensal, com notícias sobre o universo da Segurança da Informação e da Segurança Cibernética, tais como normas, medidas de segurança, emissão de alertas e recomendações, com o intuito de proteger a todos de possíveis ameaças. O GSI/PR elabora, envia para órgãos da Administração Pública Federal e publica em seu site o Boletim Informativo Mensal, com notícias sobre o universo da Segurança da Informação e da Segurança Cibernética, tais como normas, medidas de segurança, emissão de alertas e recomendações, com o intuito de proteger a todos de possíveis ameaças. 
C.2.6.3CAIS promove conscientização em segurança: uma das várias missões do CAIS é manter as instituições integrantes do Sistema RNP bem-informadas a respeito de vulnerabilidades e boas práticas de segurança. Em 2021, a equipe enviou mais de 20 alertas a respeito de vulnerabilidades relevantes, sempre indicando as medidas cabíveis para contornar ou eliminar brechas. O aspecto humano e o uso consciente da tecnologia também é de extrema relevância. A RNP apoia de forma direta a profissionais de TI e a comunidade de ensino e pesquisa – os webinars do CAIS e o workshop Privacy by Design, que foi ministrado pela Coordenação de Privacidade, são exemplos. Em 2021 foram mais de 30 palestras e webinars, envolvendo temas como ransomware, software seguro, vulnerabilidades, privacidade e proteção de dados. A RNP também contribuiu para os avanços na adequação à LGPD, promovendo o SIG-LGPD, que contou em 2021 com 23 instituições e 13 encontros. Há ainda o apoio metodológico em LGPD, com a disponibilização de um Método para Adequação, disponível em http://privacidade.rnp.br (Fonte MCTI/RNP).CAIS promove conscientização em segurança: uma das várias missões do CAIS é manter as instituições integrantes do Sistema RNP bem-informadas a respeito de vulnerabilidades e boas práticas de segurança. Em 2021, a equipe enviou mais de 20 alertas a respeito de vulnerabilidades relevantes, sempre indicando as medidas cabíveis para contornar ou eliminar brechas. O aspecto humano e o uso consciente da tecnologia também é de extrema relevância. A RNP apoia de forma direta a profissionais de TI e a comunidade de ensino e pesquisa – os webinars do CAIS e o workshop Privacy by Design, que foi ministrado pela Coordenação de Privacidade, são exemplos. Em 2021 foram mais de 30 palestras e webinars, envolvendo temas como ransomware, software seguro, vulnerabilidades, privacidade e proteção de dados. A RNP também contribuiu para os avanços na adequação à LGPD, promovendo o SIG-LGPD, que contou em 2021 com 23 instituições e 13 encontros. Há ainda o apoio metodológico em LGPD, com a disponibilização de um Método para Adequação, disponível em http://privacidade.rnp.br (Fonte MCTI/RNP).
C.2.7.1Por meio do Programa Prioritário de Informática RNP (PPI RNP), foram realizadas chamadas coordenadas com o NSF/EU no tema de Segurança Cibernética. Atualmente temos 5 projetos de P&D entre universidades.Por meio do Programa Prioritário de Informática RNP (PPI RNP), foram realizadas chamadas coordenadas com o NSF/EU no tema de Segurança Cibernética. Atualmente temos 5 projetos de P&D entre universidades.
C.2.7.2 Com o intuito de realizar um extenso levantamento de demandas por competências por ICTs (Unidades EMBRAPII) e áreas de interesse empresarial em investimento em PD&I, de modo a melhor direcionar investimentos e priorizar áreas de fomento estratégicas à inovação e capacitação no País, a Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital (RITD) consultou suas 22 Unidades EMBRAPII componentes e mais de 200 empresas nacionais atuantes ou demandas desse segmento e identificou o tema cibersegurança como interesse prioritário na parceria ICT-empresa para o desenvolvimento de projetos de alto impacto em PD&I e capacitação de pesquisadores nacionais. Com o intuito de realizar um extenso levantamento de demandas por competências por ICTs (Unidades EMBRAPII) e áreas de interesse empresarial em investimento em PD&I, de modo a melhor direcionar investimentos e priorizar áreas de fomento estratégicas à inovação e capacitação no País, a Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital (RITD) consultou suas 22 Unidades EMBRAPII componentes e mais de 200 empresas nacionais atuantes ou demandas desse segmento e identificou o tema cibersegurança como interesse prioritário na parceria ICT-empresa para o desenvolvimento de projetos de alto impacto em PD&I e capacitação de pesquisadores nacionais.
C.2.7.3O LNCC possui o curso de Pós-Graduação em Modelagem Computacional formando Mestres e Doutores em diferentes áreas que incluem as pesquisas em segurança cibernética.O LNCC possui o curso de Pós-Graduação em Modelagem Computacional formando Mestres e Doutores em diferentes áreas que incluem as pesquisas em segurança cibernética.
C.2.7.4 A 1ª Chamada RNP-NSF - US-BRAZIL Cooperation encerrou-se em 30/10/2020. Logo, não foram realizadas atividades ao longo de 2021 relacionadas a essa chamada (Fonte MCTI/RNP). A 1ª Chamada RNP-NSF - US-BRAZIL Cooperation encerrou-se em 30/10/2020. Logo, não foram realizadas atividades ao longo de 2021 relacionadas a essa chamada (Fonte MCTI/RNP).
C.2.8.1 Na área de enfrentamento a crimes cibernéticos, o Brasil concluiu os processos de aprovação parlamentar da adesão à Convenção do Conselho da Europa sobre Crimes Cibernéticos (Convenção de Budapeste), cuja vigência pende apenas do depósito do instrumento correspondente junto àquele organismo. Ao longo de 2021, o País também participou ativamente dos debates preparatórios do Comitê Ad Hoc das Nações Unidas para Elaborar Convenção Internacional Abrangente sobre o Enfrentamento ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para Fins Criminosos, cujas negociações substantivas iniciaram-se em fevereiro último. Contribuiu ainda com as conclusões dos trabalhos do Grupo intergovernamental de Especialistas para conduzir Estudo Abrangente sobre Crimes Cibernéticos que se reunia desde 2011, em Viena, no âmbito das Nações Unidas. Teve parte nas discussões da Iniciativa de Enfrentamento ao Ransomware, atividade que tem engajado mais de três dezenas de países em formato flexível e enfoque operativo. A ANPD tem buscado aderir a mecanismos transnacionais de cooperação para enforcement, como o GPEN, por exemplo (fonte MRE). Na área de enfrentamento a crimes cibernéticos, o Brasil concluiu os processos de aprovação parlamentar da adesão à Convenção do Conselho da Europa sobre Crimes Cibernéticos (Convenção de Budapeste), cuja vigência pende apenas do depósito do instrumento correspondente junto àquele organismo. Ao longo de 2021, o País também participou ativamente dos debates preparatórios do Comitê Ad Hoc das Nações Unidas para Elaborar Convenção Internacional Abrangente sobre o Enfrentamento ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para Fins Criminosos, cujas negociações substantivas iniciaram-se em fevereiro último. Contribuiu ainda com as conclusões dos trabalhos do Grupo intergovernamental de Especialistas para conduzir Estudo Abrangente sobre Crimes Cibernéticos que se reunia desde 2011, em Viena, no âmbito das Nações Unidas. Teve parte nas discussões da Iniciativa de Enfrentamento ao Ransomware, atividade que tem engajado mais de três dezenas de países em formato flexível e enfoque operativo. A ANPD tem buscado aderir a mecanismos transnacionais de cooperação para enforcement, como o GPEN, por exemplo (fonte MRE).


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    • Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (ASCCT/MCTI)
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    • Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos - SEPPE
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES
    • Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD
    • Unidades Vinculadas ao MCTI
      • AEB - Agência Espacial Brasileira
      • CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear
      • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
      • CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
      • CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
      • CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
      • CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
      • CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
      • IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
      • INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
      • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
      • INSA - Instituto Nacional do Semiárido
      • INT - Instituto Nacional de Tecnologia
      • LNA - Laboratório Nacional de Astrofísica
      • LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica
      • MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
      • Museu Paraense Emílio Goeldi
      • ON - Observatório Nacional
      • INMA - Instituto Nacional de Mata Atlântica
      • Finep - Financiadora de Estudos e Projetos
      • Ceitec S.A.
      • CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
      • CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
      • IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
      • Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
      • RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
      • INPP - Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal
    • Conselhos
      • Conselhos
      • CONCEA
      • CTNBio
  • Centrais de Conteúdo
    • Biblioteca
    • Comunicados MCTI
      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
      • Retificação do Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 31 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 16 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização Aberto até 15 de dezembro de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização – prorrogado para 24 de junho de 2022 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
      • Requerimento de Apoio Institucional a Fundos Patrimoniais e Endowments a CT&I
      • Dados Abertos sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil
      • Nova Portaria de atualização dos procedimentos da Lei do Bem
      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
      • Política de propriedade intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)
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