Relatório de Atualização Bienal do Brasil (BUR)

Publicado em 10/05/2021 17h25 Atualizado em 23/07/2021 17h50


O Relatório de Atualização Bienal (Biennial Update Report - BUR, na sigla em inglês) é um compromisso estipulado durante a COP17, realizada em 2012, dos países em desenvolvimento, que não estão listados como Partes no Anexo I, junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC, na sigla em inglês).

O documento apresenta informações, que devem ser atualizadas a cada dois anos, sobre o inventário nacional de emissões de gases do efeito estufa, as ações de mitigação e seus efeitos, o apoio financeiro recebido voltado às ações sobre mudança do clima e o sistema de mensuração, relato e verificação doméstico.

A elaboração do Relatório de Atualização Bienal do Brasil segue as diretrizes previstas pela Convenção do Clima, conforme prevê a Decisão 2/CP.17 - Anexo 03. O documento passa por processo de consulta e análise internacional realizada por equipe de especialistas técnicos da Convenção.

O desenvolvimento do Relatório de Atualização Bienal no Brasil é resultado de esforço interministerial, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, ponto focal nacional da Convenção no país, e com a coordenação técnica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

Conheça também a Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.