Emissões por Unidade Federativa
Desagregação dos resultados de emissões e remoções por Unidade Federativa
A desagregação de dados de emissões e remoções do Inventário Nacional de gases de efeito estufa por unidade federativa elaborada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) atende demanda dos entes subnacionais. O pedido foi efetuado no âmbito do Núcleo de Articulação Federativa sobre mudança do clima do antigo grupo executivo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM).
O Inventário Nacional de GEE é a ferramenta oficial que permite conhecer o perfil de emissões e remoções em âmbito nacional, identificando as categorias (ou atividades econômicas) mais emissoras. A partir dos resultados, é possível avaliar, monitorar, planejar e implementar novas políticas públicas para mitigação de emissões.
A disponibilização de informações subnacionais amplia a transparência e a acessibilidade dos dados climáticos do Brasil, permitindo avaliar a contribuição relativa de setores e territórios, além de fortalecer o uso do Inventário Nacional de GEE como instrumento de suporte a políticas públicas regionais e nacionais de mitigação, bem como a estratégias de desenvolvimento sustentável.
A desagregação de dados contempla a série histórica, que se inicia em 1990, acompanhando a série do Inventário Nacional e contempla os cinco setores: Energia; Processos Industriais e Uso de Produtos (IPPU); Agropecuária; Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (LULUCF); e Resíduos.
Consulte as publicações:
Os resultados desagregados setorialmente por unidade federativa estão disponíveis neste painel.

