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Webinários

Publicado em 07/12/2021 10h02 Atualizado em 09/12/2021 15h19

1º Webinário Nacional sobre Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I”:

Painel 1 sobre os “Fundos Patrimoniais de CT&I”

Moderador: Carlos Marques - Diretor do Departamento de Estruturas para Viabilização Financeira e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

Palestrantes:

  • Carlos Fernandes – Coordenador-Geral de Estruturação de Fundos do MCT
  • Fernando Peregrino – Diretor Executivo da Fundação COPPETEC
  • Paula Fabiani – Presidente do Instituto IDIS

Painel 2 sobre “Boas Práticas De Governança dos Fundos Patrimoniais (Endowments)”

Moderador: Victor Rafael Rezende Celestino – Coordenador-Geral de Estruturação Financeira do MCTI

Palestrantes:

  • Marcelo Klepacz – Diretor Executivo do Fundo Patrimonial Rogério Jonas Zylbersztajn – RJZ
  • Ricardo Lagares Henriques – Presidente da Associação dos Amigos Antigos da PUC – RJ
  • Carlos augusto Junqueira – Presidente do Conselho do Fundo Patrimonial da PUC-RJ
  • Newton Frateschi – Diretor Executivo da Inova Unicamp

Painel 3 sobre “Questões Jurídicas relacionadas ao Fundos Patrimoniais

Moderador: Leopoldo Gomes Muraro – Procurador Federal do CNPQ

Palestrantes:

  • Érika Spalding - Sócia da Spalding Sertori Advogados
  • Priscila Pasqualin - Sócia da PLKC Advogados
  • Rafaela Duarte - Procuradora da PGFN

Painel 4 sobre “Soluções Financeiras de Captação de Recursos para Causas de Interesse Público

Moderador: Aline Viotto - Coordenadora de Advocacy do GIFE

Palestrantes:

  • Izabela Algranti - Advogada do BNDES
  • Renata Biselli – Advogada do Santander
  • Secretário Marcelo Meirelles - MCTI


2º Webinário Nacional sobre Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I:  
Painel único sobre “Questões Jurídicas na Constituição de Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I”

Moderadora: Priscila Pasqualin, advogada pela PUC-SP. É sócia responsável pela área de filantropia, 3º setor e investimento social de impacto da PLKC Advogados. É uma das autoras do livro “O Legal da Filantropia”, do livro “Fundos Patrimoniais Filantrópicos - Sustentabilidade para Causas e Organizações” e do artigo técnico “Aspectos Tributários dos Endowments”. Especialista em direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos. É assessora jurídica da Coalizão pelos Fundos Filantrópicos, liderado pelo IDIS, que faz o advocacy para uma boa legislação para Endowments no Brasil, tendo contribuído com a redação da Lei 13.800/19.

Palestrantes:

  • Dra. Izabela Algranti, advogada, graduada pela UFRJ, pós-graduada pelo IBMEC, no LLM em direito corporativo. Trabalha há 15 anos no BNDES, 10 em estruturação de projetos de financiamento e atualmente ocupa o departamento jurídico de estruturação de projetos com ativos imobiliários públicos. Atuou  também no departamento de cultura e economia criativa no BNDES, ocasião em que integrou o grupo de trabalho que auxiliou na proposta do marco regulatório de Endowments no Brasil

  • Andrea Hanai é gerente de projetos do IDIS desde 2014, organização pela qual já prestou consultoria a mais de 50 empresas, filantropos e organizações da sociedade civil e capacitou centenas de instituições em temas como, governança, mobilização de recursos e fundos patrimoniais. Anteriormente, trabalhou em Corporate & Investment Banking nos Bancos Sudameris, ABN Amro Real e Santander. É bacharel em Economia pela FEA-USP, Possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela Escuela de Organización Industrial de Madri. É coautora do Livro Fundos Patrimoniais Filantrópicos – Sustentabilidade para Causas e Organizações.

3º Webinário Nacional sobre Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I:

Painel único sobre “Investimentos para Fundos Patrimoniais - Estratégias e Governança”

Moderador: Dr. Cesar Picolo, sócio da Hegaxon Invest. ajudou a montar 7 fundos patrimoniais no Brasil, por meio da Jeffrey B. Rubinoff Fund em parceria com a Toronto Foundation.

Palestrantes:

  • João Schimidt, graduado em economia pela USP/ESALQ com intercâmbio na University of Illinois. doutorando em economia pela mesma universidade. Possui CGA, certificação de gestores Anbima, atuando como administrador de carteiras registrado na CVM. pesquisador na área de Endowments e fundos de investimentos.

  • Pedro Boainain, head de gestão de crédito privado e de global institutional solutions da Itaú Asset Management. Com 14 anos de experiência em gestão de investimentos, especialmente para fundos de pensão e Endowments. É sócio do Itaú Unibanco desde 2017, foi diretor de investimentos da fundação Itaú Unibanco e da Itaú DTVM e está à frente da gestão dos fundos patrimoniais ligados ao Itaú Unibanco e de seus clientes. Certificado pelo CFA, é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre em macroeconomia e finanças aplicadas pelo Insper, e tem especialização em gestão de investimentos e riscos pela Yale School of Management e inovação e liderança pela Stanford School of Business.

  • Clayton Calixto, economista e mestre em economia pela PUC-SP. atualmente é especialista em investimento da SAM - Santander Asset management, onde atuou como economista sênior e estrategista de investimentos pessoais. também atuou como estrategista de investimentos pessoais no ABN-AMRO Real corretora e analista de risco de mercado na Sudameris Asset Management. É colaborador do jornal Valor Econômico.


4º Webinário Nacional sobre Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I:

Painel único sobre “ Captação de Recursos para Fundos Patrimoniais (Endowments) de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”

Moderador: Dr. Danilo Tissel, advogado pela Universidade de São Paulo, é diretor Institucional da Social Profit, consultoria jurídica estratégica para criação e manutenção de Associações, Fundações, Institutos Empresariais e Negócios de Impacto Social; estruturação jurídica institucional; fundos patrimoniais.

Palestrantes da mesa redonda:

  • João Paulo Vergueiro é diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor, coordenador do Fundo de Bolsas e do Alumni Alvaristas na FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP. Conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo, voluntário na pastoral da comunicação da Paróquia N. Sra. da Saúde e membro da ABRH-SP.

  • Ruy é Fundador e CEO da Doare, uma fintech de doações online. É professor na Fundraising Academy Brasil, escola de captação de recursos para o terceiro setor no Brasil, administrador pela PUC – RJ. Já teve experiência na criação de outras startups.

  • Rodrigo é Sócio Diretor da Mobiliza consultoria (que desenvolve líderes em mobilização de recursos em organizações da sociedade civil). Graduado em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Fundraising pela Indiana Fundraising School, atua no setor sem fins lucrativos há 20 anos, como captador de recursos e gestor de renomadas organizações sem fins lucrativos (Doutores da Alegria e CDI) e como consultor de organizações brasileiras e internacionais (IDIS e The Resource Alliance). É Membro do Conselho da AIESEC e foi um dos fundadores da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), organização que ocupa atualmente a Diretoria de Relações Internacionais. Coautor do livro "Fundos Patrimoniais - Criação e Gestão no Brasil", publicado em 2011.

Apresentação dos palestrantes:


1º Webinar : questões jurídicas na constituição de fundo patrimonial 

Moderadora: Priscila Pasqualin advogada pela PUC-SP, é sócia responsável pela área de filantropia, 3º setor e investimento social de impacto de PLKC advogados. É uma das autoras do livro O Legal da Filantropia, do livro Fundos Patrimoniais Filantrópicos - sustentabilidade para causas e organizações e do artigo técnico “Aspectos Tributários dos Endowments”. Especialista em direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos. É assessora jurídica da Coalizão pelos Fundos Filantrópicos, liderado pelo IDIS, que faz o advocacy para uma boa legislação para endowment no Brasil, tendo contribuído com a redação da Lei 13.800/19.

Palestrantes:

Dra Izabela Algranti, advogada, graduada pela UFRJ, pós-graduada pelo IBMEC, no LLM em direito corporativo. Trabalha há 15 anos no BNDES, 10 em estruturação de projetos de financiamento e atualmente ocupa o departamento jurídico de estruturação de projetos com ativos imobiliários públicos. Atuou  também no departamento de cultura e economia criativa no BNDES, ocasião em que integrou o grupo de trabalho que auxiliou na proposta do marco regulatório de endowments no Brasil.

Andrea Hanai é gerente de projetos do IDIS desde 2014, organização pela qual já prestou consultoria a mais de 50 empresas, filantropos e organizações da sociedade civil e capacitou centenas de instituições em temas como governança, mobilização de recursos e fundos patrimoniais. Anteriormente, trabalhou em Corporate & Investment Banking nos Bancos Sudameris, ABN Amro Real e Santander. É bacharel em Economia pela FEA-USP, Possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela Escuela de Organización Industrial de Madri. É co-autora do Livro Fundos Patrimoniais Filantrópicos – Sustentabilidade para Causas e Organizações. 

2º webinar: Investimentos para Fundos Patrimoniais - Estratégias e Governança

Moderador: Dr. Cesar Picolo, sócio da Hegaxon Invest. ajudou a montar 7 fundos patrimoniais no Brasil, por meio da Jeffrey B. Rubinoff fund em parceria com a Toronto Foundation.

Palestrantes:

João Schimidt, graduado em economia pela USP/ESALQ com intercâmbio na University of Illinois. doutorando em economia pela mesma universidade. Possui CGA, certificação de gestores Anbima, atuando como administrador de carteiras registrado na CVM. pesquisador na área de endowments e fundos de investimentos.

Pedro Boainain, head de gestão de crédito privado e de global institutional solutions da Itaú Asset Management. Com 14 anos de experiência em gestão de investimentos, especialmente para fundos de pensão e endowments, Pedro é sócio do Itaú Unibanco desde 2017, foi diretor de investimentos da fundação Itaú Unibanco e da Itaú DTVM e está à frente da gestão dos fundos patrimoniais ligados ao Itaú Unibanco e de seus clientes. Certificado pelo CFA, é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre em macroeconomia e finanças aplicadas pelo Insper, e tem especialização em gestão de investimentos e riscos pela Yale School of Management e inovação e liderança pela Stanford School of Business.

Clayton Calixto, economista e mestre em economia pela PUC-SP. atualmente é especialista em investimento da SAM - Santander Asset management, onde atuou como economista sênior e estrategista de investimentos pessoais. também atuou como estrategista de investimentos pessoais no ABN-AMRO Real corretora e analista de risco de mercado na Sudameris Asset Management. É colaborador do jornal Valor Econômico.

3º webinar: Captação de recursos para fundos patrimoniais (Endowments) de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Moderador: Dr. Danilo Tissel, advogado pela Universidade de São Paulo, é diretor Institucional da Social Profit, consultoria jurídica estratégica para criação e manutenção de Associações, Fundações, Institutos Empresariais e Negócios de Impacto Social; estruturação jurídica institucional; fundos patrimoniais.

Palestrantes da mesa redonda:

João Paulo Vergueiro é diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor, coordenador do Fundo de Bolsas e do Alumni Alvaristas na FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP. Conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo, voluntário na pastoral da comunicação da Paróquia N. Sra. da Saúde e membro da ABRH-SP.

Ruy é Fundador e CEO da Doare, uma fintech de doações on line. É professor na Fundraising Academy Brasil, escola de captação de recursos para o terceiro setor no Brasil, administrador pela PUC – RJ. Já teve experiência na criação de outras starts-up.

Rodrigo é Sócio Diretor da Mobiliza consultoria ( que desenvolve líderes em mobilização de recursos em organizações da sociedade civil). Graduado em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Fundraising pela Indiana Fundraising School, atua no setor sem fins lucrativos há 20 anos, como captador de recursos e gestor de renomadas organizações sem fins lucrativos (Doutores da Alegria e CDI) e como consultor de organizações brasileiras e internacionais (IDIS e The Resource Alliance). É Membro do Conselho da AIESEC e foi um dos fundadores da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), organização que ocupa atualmente a Diretoria de Relações Internacionais. Coautor do livro "Fundos Patrimoniais - criação e gestão no Brasil", publicado em 2011.

Aula magna

Moderador :Dr. Cesar Picolo, sócio da Hegaxon Invest. ajudou a montar 7 fundos patrimoniais no Brasil, por meio da Jeffrey B. Rubinoff fund em parceria com a Toronto Foundation.

Palestrantes: 

Ricardo Blay Levisky, publicitário pela FAAP, músico pela USP e especialista em RI pela FGV. Fundador e Presidente da Levisky Legado, empresa especializada em sustentabilidade financeira para a formação de legados. a empresa tem como clientes museus, orquestras, organizações da sociedade civil, institutos científicos e tecnológicos, parques, fundações empresariais, entre outras instituições perenes. Criador do fórum internacional de endowments para legados. Atua desde 2002 na mobilização de recursos para causas humanitárias, cultura e terceiro setor, com um olhar que equilibra sustentabilidade financeira, marketing e negócios.

Carlos Augusto Junqueira, graduado em direito pela PUC RIO, possui certificados pela Harvad Extension School e pela Harvard Law School. É sócio da Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto advogados, coordenou o laboratório de assessoria jurídica ao mercado de capital da escola de direito da Fundação Getúlio Vargas no RJ de 2011 a 2020.  É especialista em regulação da Comissão de Valores Mobiliário, direito societário e governança corporativa. Membro de conselhos de administração, fiscal, comitês de governança e listagem da B3. Responsável pela adaptação da associação dos antigos alunos da PUC-RIO, fundada em 1951, como organização gestora do fundo patrimonial. É o atual presidente do conselho de administração do Endowment da PUC-RIO.

Sr. Andrew Spence é Mestre em Economia pela Universidade de Bath, na Inglaterra. É executivo do International Center For Pension Management, onde administra  $ 700 MM em ativos. É também o presidente do comitê de investimentos do fundo de igualdade. Professor da Universidade de Toronto, no Canadá. Lecionou na Rotman School of Management e na Munk School of Global Affairs. O Sr Andrew desempenhou um papel estratégico como vice-presidente asset mix & risk no Fundo de Pensão dos professores de Ontário, onde trabalhou com alocação de ativos estratégicos.

"Aula Magna 2021 - Criação e Gestão de Fundos Patrimoniais (Endownments) de CT&I, na Prática"

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"Aula Magna 2021 - Criação e Gestão de Fundos Patrimoniais (Endownments) de CT&I, na Prática"
Webinar Aspectos Jurídicos para a constituição dos Fundos Patrimoniais de CT&I
II Webinar Nacional: Investimentos para Fundos Patrimoniais - Estratégias e Governança
3º Webinário Nacional de ENDOWMENTS - 2021
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    • Assessoria Especial de Comunicação Social
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    • Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos - SEPPE
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES
    • Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD
    • Unidades Vinculadas ao MCTI
      • AEB - Agência Espacial Brasileira
      • CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear
      • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
      • CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
      • CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
      • CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
      • CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
      • CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
      • IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
      • INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
      • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
      • INSA - Instituto Nacional do Semiárido
      • INT - Instituto Nacional de Tecnologia
      • LNA - Laboratório Nacional de Astrofísica
      • LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica
      • MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
      • Museu Paraense Emílio Goeldi
      • ON - Observatório Nacional
      • INMA - Instituto Nacional de Mata Atlântica
      • Finep - Financiadora de Estudos e Projetos
      • Ceitec S.A.
      • CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
      • CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
      • IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
      • Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
      • RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
      • INPP - Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal
    • Conselhos
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      • CONCEA
      • CTNBio
  • Centrais de Conteúdo
    • Biblioteca
    • Comunicados MCTI
      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
      • Retificação do Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 31 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 16 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização Aberto até 15 de dezembro de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização – prorrogado para 24 de junho de 2022 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
      • Requerimento de Apoio Institucional a Fundos Patrimoniais e Endowments a CT&I
      • Dados Abertos sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil
      • Nova Portaria de atualização dos procedimentos da Lei do Bem
      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
      • Política de propriedade intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)
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