Notícias
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
MCTI e governo do Piauí lançam o SoberanIA, programa de desenvolvimento de IA brasileira
Lançamento do SoberanIA, programa de desenvolvimento de IA brasileira. Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo do Estado do Piauí lançaram, nesta terça-feira (9), o SoberanIA, uma iniciativa para o desenvolvimento de modelos avançados de inteligência artificial em Língua Portuguesa. O projeto é um passo estratégico do Brasil na construção de soluções próprias em inteligência artificial (IA), com foco em segurança, autonomia tecnológica e aplicações para serviços públicos. O lançamento ocorreu durante o Encontro Nacional de Inteligência Artificial, em Brasília (DF).
O programa que visa o fortalecimento da soberania digital do País começou a ser desenvolvido e testado no Piauí (PI), numa parceria entre MCTI, governo estadual e Universidade Federal do Piauí. O foco é criar, treinar e disponibilizar modelos de IA desenvolvidos integralmente no Brasil e adaptados às necessidades sociais, econômicas e linguísticas do País. O projeto inclui a disponibilização de modelos já operacionais via API (interface de programação de aplicativos), permitindo que órgãos públicos utilizem inteligência artificial para aprimorar serviços ao cidadão, modernizar processos e ampliar a eficiência administrativa. Agora, as experiências do Piauí serão ampliadas para todo o Brasil.
Segundo a ministra do MCTI, Luciana Santos, a iniciativa representa um importante avanço para o futuro do Brasil. “Este evento simboliza a maturidade da nossa agenda de transformação digital e reforça o compromisso do MCTI com o desenvolvimento de soluções de IA que valorizem nossa língua, nossa cultura e nossas necessidades reais”, afirmou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância do desenvolvimento de uma IA nacional para garantir a soberania brasileira. “Quando pensávamos em inteligência artificial tínhamos uma escolha: entregar nossos dados nas mãos de empresas estrangeiras ou não mexer com isso. Hoje, com o grande apoio do MCTI, nós podemos desfrutar da IA sem medo, respeitando os nossos dados e a nossa realidade”, celebrou.
Também participaram do evento o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; e o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas.
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028 (Pbia), lançado pelo MCTI, orienta as ações do governo no setor. O objetivo é desenvolver tecnologias e modelos de IA que se alinhem às necessidades da sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que buscam garantir a autonomia do País no campo da tecnologia.
O Pbia representa um marco histórico para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Com um investimento previsto de R$ 23 bilhões em quatro anos, o plano visa transformar o País em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público.
Para alcançar esses objetivos, o plano prevê a criação de um supercomputador de alta performance, essencial para o processamento de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados de IA.