Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Coronavirus
    • Bolsa Científica
      • Perguntas e Respostas
      • Mentoria Olímpica Fique por Dentro
      • Saiba Mais
    • Agente Transformador da Ciência
      • Imagens
      • Paginas
      • Documentos
    • Bens Sensíveis
      • Legislação
    • Chamamento Vacinas Nacionais
    • FNDCT
      • Páginas
    • CCT
      • Sobre
      • Legislação em Vigor
      • Documentos e Registros Atuais
      • Contribuições do CCT
      • Conferências Nacionais de CT&I
      • Memória (1975 a 2023)
      • Imagens
      • Projeto CCT 50 anos
    • ICGEB
      • 2024
      • 2025
    • Cooperação Internacional
    • Clima
      • Páginas
      • Notícias
      • Iniciativas
      • Publicações sobre mudança do clima
      • Fatores de emissão de CO2
      • Publicações sobre mudança do clima
      • Mecanismo do Desenvolvimento Limpo
    • Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação
    • Tecnologias Habilitadoras
      • Nanotecnologia
      • Fotônica
      • Materiais Avançados
    • Transformação Digital
      • Internet das Coisas
      • Capacitação Tecnológica
      • Inteligência Artificial
      • Cooperação Internacional
      • Comunicações Avançadas
      • Fomento
      • Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
      • E-Digital
      • Segurança Cibernética
      • Inteligência Artificial
      • Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial
      • Arquivos Internet das Coisas
      • Arquivos Fomento
      • Internet das Coisas
      • Capacitação Tecnológica
      • Observatório de Tecnologias Digitais
    • Lei de TICs
    • Lei do Bem
    • PADIS
    • PiBiogás
    • Popularização da Ciência
    • PPA
      • PPA 2020-2023
      • PPA 2024 – 2027
    • Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
      • Arquivos
      • Páginas
    • Promoção da Ciência
      • Arquivo
    • Semicondutores
      • arquivo
    • SIRENE
      • Sobre o SIRENE
      • Emissões
      • Dados e Ferramentas
      • Publicações
      • Central de Conteúdo
      • Fale com a CGCL
      • Teste
    • RedeVírus MCTI
    • Oceano e Antártica
      • Consulta pública para projetos de uso de navios para pesquisa oceânica
      • Chamamento Oceano
    • Chamamento Oceano
      • Decreto 9.190/2017
      • Portaria MCTIC 1.917/2020
      • Portaria Interministerial ME/MCTI nº 2828/2021
      • Estudo de Publicização
      • Documentos relacionados ao Edital
      • Comunicado de Republicação chamamento público nº 25/2021, de 06 de agosto de 2021
      • Comunicado de Sessão Pública de Habilitação de Propostas
      • Comunicado sobre a convocação para apresentação oral da proposta
    • Corregedoria
      • Comunicados Corregedoria
      • Sobre a Corregedoria
    • Marco Legal de CT&I
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • O Ministério
      • A Ministra
      • Agenda de Autoridades
      • Base Jurídica do Ministério
      • Competências
      • Composição
      • Comissão de ética
      • Ouvidoria
      • Corregedoria
      • Desenvolvimento de Pessoas
      • Estrutura Organizacional
      • Horário de Atendimento
      • Legislação
      • Organograma
      • Política de Privacidade
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Quem é Quem
    • Ações e Programas
      • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Conselho de Usuários
      • Outras Ações
    • Auditorias
    • Integridade
    • Convênios e Transferências
    • Termos de Execução Descentralizada
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
    • Dispensa de Celebração de Termo de Execução Descentralizada
      • 2025
      • 2024
      • 2023
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
      • Ações de Capacitação
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Agenda de Autoridades
    • Consulta Pública
      • Consulta Pública - Política Nacional de Espaço
      • PLANO DE DADOS ABERTOS
    • Contratos de Gestão/Organizações Sociais
      • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM
      • Institucionais
      • CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
      • Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM
      • Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA
      • Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP
      • INPO - Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas
    • Editais
      • EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 66/2024/SEI-MCTI
      • EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 4/2021/SEI-MCTI
      • EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 144/2020
    • Governança e Gestão
    • Legislação
      • Pesquisa
      • Ementário
    • Gestão Documental e Processo Eletrônico
      • Peticionamento Eletrônico
      • Cadastramento de usuários externos
    • LGPD | Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Legislação
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • CPDP-MCTI
      • Guias e Cartilhas
      • Direito dos Titulares
      • Glossário de Proteção de Dados Pessoais
      • Perguntas Frequentes
      • Cursos
      • Incidente de Segurança com Dados Pessoais
    • Orçamento
      • PLOA
    • Prestação de Contas
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2023
      • 2024
    • Unidades de Pesquisa
      • Termos de Compromisso de Gestão
      • Relatório Executivo
      • Unidades
    • Plano de Contratações Anual (PCA)
      • PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP)
    • Emendas Parlamentares de Relator Geral do Orçamento - RP9
    • Protocolo de Intenções e Acordos de Cooperação Técnica
  • Composição
    • Ministra
    • Gabinete
    • Assessoria de Participação Social e Diversidade
    • Assessoria Especial de Controle Interno
    • Ouvidoria
    • Corregedoria
    • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
    • Assessoria Especial de Comunicação Social
    • Secretaria-Executiva
    • Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (ASCCT/MCTI)
    • Consultoria Jurídica - CONJUR
    • Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos - SEPPE
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES
    • Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD
    • Unidades Vinculadas ao MCTI
      • AEB - Agência Espacial Brasileira
      • CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear
      • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
      • CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
      • CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
      • CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
      • CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
      • CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
      • IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
      • INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
      • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
      • INSA - Instituto Nacional do Semiárido
      • INT - Instituto Nacional de Tecnologia
      • LNA - Laboratório Nacional de Astrofísica
      • LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica
      • MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
      • Museu Paraense Emílio Goeldi
      • ON - Observatório Nacional
      • INMA - Instituto Nacional de Mata Atlântica
      • Finep - Financiadora de Estudos e Projetos
      • Ceitec S.A.
      • CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
      • CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
      • IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
      • Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
      • RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
      • INPP - Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal
    • Conselhos
      • Conselhos
      • CONCEA
      • CTNBio
  • Centrais de Conteúdo
    • Biblioteca
    • Comunicados MCTI
      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
      • Retificação do Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 31 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 16 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização Aberto até 15 de dezembro de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização – prorrogado para 24 de junho de 2022 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
      • Requerimento de Apoio Institucional a Fundos Patrimoniais e Endowments a CT&I
      • Dados Abertos sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil
      • Nova Portaria de atualização dos procedimentos da Lei do Bem
      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
      • Política de propriedade intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)
    • Eventos
    • Marca do Governo Federal
    • Notícias
    • Publicações MCTI
      • Tecnologia da Informação - Legislação Atualizada
      • Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (2025)
      • Evolução, impacto e potencial dos parques tecnológicos do Brasil
    • Repositório Digital do MCTI
    • V Conferência Nacional de CT&I
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
      • E-mail
      • Facebook
      • Instagram
      • Twitter
      • YouTube
      • Repositório Fotos
    • Fale Conosco
  • Sistemas e Plataformas
    • AdaptaBrasil
    • PiBiogás
    • PNIPE
    • Repositório Digital do MCTI
    • Semana Nacional de C&T
    • SiBBr
    • SIRENE
    • Inteli.gente
    • Observatório de Tecnologias Digitais
    • Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial
  • Serviços
    • Serviços
    • Bens Sensíveis
    • Para o Servidor
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 10 Realidade aumentada transforma o aprendizado e encanta visitantes na SNCT 2025
Info

Notícias

SNCT 2025

Realidade aumentada transforma o aprendizado e encanta visitantes na SNCT 2025

No estande Pop Ciência, o projeto RA nas Escolas, da UFSC com apoio do MCTI, mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 25/10/2025 17h45 Atualizado em 28/10/2025 17h04
54875003054_427c72263b_k.jpg
Estande Pop Ciência mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos. Fotos: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
54875002844_a01e7e307c_k.jpg
Estande Pop Ciência mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos. Fotos: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
54874983993_235a49a5e7_k.jpg
Estande Pop Ciência mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos. Fotos: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
54875004859_5b08200b62_k.jpg
Estande Pop Ciência mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos. Fotos: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
Estande Pop Ciência mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos. Fotos: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
Estande Pop Ciência mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos. Fotos: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
54874762436_5b5105b4fa_k.jpg
Estande Pop Ciência mostra como a tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e próximo da curiosidade dos alunos. Fotos: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que segue até domingo (26), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), recebe diariamente múltiplos projetos com realidades aumentadas (RA). Ideias com funções e destinos diferentes transportam o participante para outros mundos. Presentes na feira pelo quarto ano consecutivo, dessa vez no estande Pop Ciência, o projeto RA nas Escolas foi uma das iniciativas que levou os pequenos e grandes frequentadores ao fascínio.  

Criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2018, o projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) desde 2023, quando foi expandido e lançado como programa. Agora, com dois anos de impulsionamento, a iniciativa avança no objetivo de provar que o ensino em sala de aula pode ser interativo, tecnológico e, principalmente, acessível.   

A RA é uma tecnologia que combina o mundo real com o digital — permitindo visualizar imagens, animações e informações virtuais sobrepostas ao ambiente físico, por meio de celulares, tablets ou óculos especiais. É como enxergar o mundo com uma camada extra de conteúdo interativo. Utilizando o aplicativo gratuito Zappar, que está disponível em Android ou IOS, os pesquisadores desenvolvem modelos 3D, animações e experiências imersivas em RA, que podem ser aplicadas em diversas disciplinas, como biologia, física, química e matemática, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico. 

O RA nas Escolas proporciona oportunidades como:

  • Ver o sistema solar em 3D no celular 
  • Explorar uma molécula de DNA sobre a carteira 

  • Observar o funcionamento de um motor ou órgão humano em realidade aumentada 

A coordenadora do projeto e professora do departamento de computação da UFSC, Eliane Pozzebon, afirma que o objetivo é expandir cada vez mais o alcance nacional da realidade aumentada nas escolas públicas. “Queremos que qualquer professor, em qualquer região do País, possa usar essa tecnologia para tornar o aprendizado mais envolvente e despertar a curiosidade dos alunos.” 

Os frutos do programa ficaram expostos na SNCT 2025 por três dias, e professores idealizadores do trabalho aguardavam ansiosos a chegada do público para poder explicar aos visitantes o resultado de anos de dedicação e amor pela ciência. O principal deles se trata de um conjunto de produtos, chamados pelos idealizadores de artefatos 3D: são cartas, que lembram um baralho, com imagens de diferentes áreas de estudo como órgãos do corpo humano, tipos diferentes de vírus, células, planetas, entre outros. Na carta, um QR Code fica disponível para leitura direta no aplicativo matriz.  

Ao escanear, a imagem da carta vai parar no celular do usuário. Dessa forma, o aluno pode interagir com um órgão humano, girar, aumentar e clicar em partes específicas para obter informações e curiosidades. O professor do departamento de ciência da administração da UFSC e idealizador da iniciativa, Alexandre Marino, conta que tudo surgiu durante um pós-doutorado na Universidade Aberta do Reino Unido. “Eu realizei meu pós-doutorado na Inglaterra entre 2013 e 2016 e trouxe essa ideia para o Brasil. A partir daí, nós desenvolvemos, no Laboratório de Tecnologias Computacionais da UFSC (LabTeC-UFSC), esses artefatos baseados em diferentes temas”, explica.

Após dias intensos de troca e demonstração, a equipe, de volta a Santa Catarina, trabalha para continuar avançando em pesquisas e inovações. Segundo Alexandre Marino, o foco atual é desenvolver modelos que também possam ser impressos em 3D, ampliando as possibilidades de uso pedagógico. “Queremos que todos esses artefatos possam ser impressos em uma impressora 3D, por qualquer pessoa. A carta com o coração, por exemplo, que hoje pode ser visualizada no papel e depois no celular, poderá se transformar em um objeto físico, realista e interativo para estudo. Esse é o nosso sonho: uma educação aberta”, afirmou. 

A professora de anatomia da UFSC, Josete Mazon, complementa que a ideia de Marino prosperou na necessidade de fazer o aluno visualizar processos difíceis ou complexos, permitindo que ele acompanhe visualmente a explicação e interaja com o que é dito. “Como é que o aluno vai imaginar o que é um fuso mitótico dentro de uma célula que tem um cromossomo? Só ver a imagem estática pode não elucidar muito bem. Então, a gente trabalha com a interação. Ele pode vir aqui, mexer na célula e observar como é que ela se divide para formar esse cromossomo. Então, é uma forma que você tem de explicar visualmente para o aluno”, contou.  

A cada clique, uma nova realidade

Além das cartas, os expositores levaram os artefatos 3D para dentro de óculos de realidade virtual e mista, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva. Quem estivesse passando pelo local poderia utilizar os objetos e visualizar todas as imagens em três dimensões, de forma imersiva. O participante poderia escolher desde um holograma de um coração humano até um planeta.  

O pequeno Kauan Maciel, de 14 anos, conta que essa foi a primeira vez que usou esse tipo de óculos. O coração, imagem que escolheu visualizar, deixou um rastro de encantamento no rosto do menino. “É a primeira vez que eu coloquei uns óculos desses. Eu vi um coração, consegui aumentar, diminuir. É muito interessante, eu nunca vi um coração tão real assim antes!”, disse.  

Para Kauan, seria mais fácil aprender se pudesse visualizar tudo que estuda dessa forma. “Se eu pudesse ler nas cartinhas, ver no celular seria muito legal. Interessaria mais a escola”. O menino, que participou da experiência seguido de tantos outros, saiu do estande com a certeza de que viveu uma experiência única. “Todo mundo devia ver um dia, é muito divertido”, finalizou.  

Os materiais são produzidos por uma equipe interdisciplinar, composta por professores das escolas, docentes da UFSC e bolsistas do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC), no campus de Araranguá. É lá onde todas as inovações e artefatos 3D são gerados. Com 360 artefatos voltados para o mesmo objetivo, educadores, alunos e interessados de todo o país podem acessar toda a produção do projeto no repositório online gratuito. 

De acordo com Eliane Pozzebon, o projeto RA nas Escolas surge para popularizar o conhecimento e aproximar do aprendizado aqueles alunos que enfrentam dificuldades para visualizar conceitos complexos. A iniciativa, segundo a coordenadora, tem um alcance amplo, atendendo desde crianças pequenas até estudantes de graduação, e permite que os professores determinem como explorar os conteúdos de forma criativa e adaptada ao nível de ensino. 

“O projeto é extremamente versátil. Um professor pode usar nosso material para uma criança no jardim de infância, fazendo, por exemplo, a célula procarionte ‘andar’ na mão dos alunos e criar uma experiência lúdica e envolvente. Ao mesmo tempo, as mesmas ferramentas podem ser aplicadas em aulas de anatomia na graduação, permitindo projeções detalhadas que facilitam a compreensão de estruturas complexas”, explica. 

Segundo Pozzebon, essa flexibilidade pedagógica é uma das principais forças do RA nas Escolas, pois transforma o aprendizado em algo interativo e memorável, despertando a curiosidade e estimulando a exploração ativa do conhecimento. Além disso, a iniciativa contribui para reduzir barreiras educacionais, garantindo que alunos de diferentes regiões e contextos tenham acesso a recursos tecnológicos de ponta. “Queremos que o aprendizado seja mais envolvente, visual e divertido, independentemente da disciplina ou da idade dos alunos”, conclui. 

Outro produto apresentado na feira é uma camiseta com todos os órgãos toráxicos dispostos de forma tridimensional, que pode ser escaneada pelo Zappar, fazendo com que o desenho vá parar na tela, permitindo que o aluno clique em partes específicas, posicione o desenho no corpo de um colega e entenda como os órgãos humanos ficam dispostos e qual local ocupam. “Com o colete, você consegue visualizar de forma anatômica todos os órgãos do corpo humano. O professor pode utilizá-lo enquanto interage com os alunos, projetando a imagem diretamente sobre o corpo deles. Isso ajuda a mostrar a localização da traqueia, dos pulmões e de todos os demais órgãos de forma prática e visual”, explica o coordenador. 

Capacitação de professores alcança todo o País

Uma das linhas de execução da iniciativa mira a capacitação de professores de forma completamente gratuita. O projeto oferece capacitações presenciais e à distância para docentes da rede pública de ensino. Hoje, mais de mil profissionais da educação estão capacitados do Norte ao Sul do Brasil. O treinamento é feito pelo site RA nas Escolas, de acordo com o site da iniciativa.  

Os cursos ensinam como usar e criar conteúdos em RA, mesmo sem conhecimento técnico prévio. Os professores aprendem a aplicar a tecnologia no currículo escolar, tornando as aulas mais interativas e contextualizadas. Para participar, basta estar cadastrado na Plataforma RA, acessar a página de inscrição dos cursos, fazer o login e preencher o formulário de inscrição. A confirmação é feita via e-mail. As escolas participantes recebem kits de realidade aumentada, que incluem: 

  • Materiais físicos (como cartões e painéis com marcadores de RA) 

  • Acesso a aplicativos ou plataformas desenvolvidas pela UFSC 

  • Instruções e guias didáticos para uso com os alunos 

Esses kits permitem que qualquer escola, mesmo sem laboratório de informática ou internet veloz, consiga aplicar a tecnologia. A partir daí, professores começam a aplicar a tecnologia em sala de aula.  

Um mapa interativo pode ser consultado e está disponível no site do projeto, mostrando todos os professores do Brasil que se capacitaram. Um exemplo é um professor do Centro de Ensino Fundamental 02 do Paranoá, que se capacitou em astronomia e recebeu um kit em casa após concluir o curso.  

Marino afirma que a produção é feita pensando em aumentar o alcance para todos, e tirar a inovação do campo universitário. “Hoje nós temos 360 artefatos 3D disponíveis para o professor. Recurso aberto, gratuito. É desenvolvido dentro da universidade, mas a ideia é que quanto mais gente disseminar mesmo a ciência, quanto mais gente utilizar, mais a gente melhora a qualidade de ensino nas escolas”, contou. 

Em expansão nacional desde o início da parceria com o MCTI, o projeto segue em busca de ocupar escolas de todo o País, levando a RA e o ensino interativo ao maior número possível de alunos. Presente em duas edições da SNCT e preparado para as próximas, o RA nas Escolas reflete o espírito da feira: popularizar a ciência e aproximá-la de quem aprende. 

A SNCT é  promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab). 

Ciência e Tecnologia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Coronavirus
    • Bolsa Científica
      • Perguntas e Respostas
      • Mentoria Olímpica Fique por Dentro
      • Saiba Mais
    • Agente Transformador da Ciência
      • Imagens
      • Paginas
      • Documentos
    • Bens Sensíveis
      • Legislação
    • Chamamento Vacinas Nacionais
    • FNDCT
      • Páginas
    • CCT
      • Sobre
      • Legislação em Vigor
      • Documentos e Registros Atuais
      • Contribuições do CCT
      • Conferências Nacionais de CT&I
      • Memória (1975 a 2023)
      • Imagens
      • Projeto CCT 50 anos
    • ICGEB
      • 2024
      • 2025
    • Cooperação Internacional
    • Clima
      • Páginas
      • Notícias
      • Iniciativas
      • Publicações sobre mudança do clima
      • Fatores de emissão de CO2
      • Publicações sobre mudança do clima
      • Mecanismo do Desenvolvimento Limpo
    • Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação
    • Tecnologias Habilitadoras
      • Nanotecnologia
      • Fotônica
      • Materiais Avançados
    • Transformação Digital
      • Internet das Coisas
      • Capacitação Tecnológica
      • Inteligência Artificial
      • Cooperação Internacional
      • Comunicações Avançadas
      • Fomento
      • Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
      • E-Digital
      • Segurança Cibernética
      • Inteligência Artificial
      • Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial
      • Arquivos Internet das Coisas
      • Arquivos Fomento
      • Internet das Coisas
      • Capacitação Tecnológica
      • Observatório de Tecnologias Digitais
    • Lei de TICs
    • Lei do Bem
    • PADIS
    • PiBiogás
    • Popularização da Ciência
    • PPA
      • PPA 2020-2023
      • PPA 2024 – 2027
    • Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
      • Arquivos
      • Páginas
    • Promoção da Ciência
      • Arquivo
    • Semicondutores
      • arquivo
    • SIRENE
      • Sobre o SIRENE
      • Emissões
      • Dados e Ferramentas
      • Publicações
      • Central de Conteúdo
      • Fale com a CGCL
      • Teste
    • RedeVírus MCTI
    • Oceano e Antártica
      • Consulta pública para projetos de uso de navios para pesquisa oceânica
      • Chamamento Oceano
    • Chamamento Oceano
      • Decreto 9.190/2017
      • Portaria MCTIC 1.917/2020
      • Portaria Interministerial ME/MCTI nº 2828/2021
      • Estudo de Publicização
      • Documentos relacionados ao Edital
      • Comunicado de Republicação chamamento público nº 25/2021, de 06 de agosto de 2021
      • Comunicado de Sessão Pública de Habilitação de Propostas
      • Comunicado sobre a convocação para apresentação oral da proposta
    • Corregedoria
      • Comunicados Corregedoria
      • Sobre a Corregedoria
    • Marco Legal de CT&I
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • O Ministério
      • A Ministra
      • Agenda de Autoridades
      • Base Jurídica do Ministério
      • Competências
      • Composição
      • Comissão de ética
      • Ouvidoria
      • Corregedoria
      • Desenvolvimento de Pessoas
      • Estrutura Organizacional
      • Horário de Atendimento
      • Legislação
      • Organograma
      • Política de Privacidade
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Quem é Quem
    • Ações e Programas
      • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Conselho de Usuários
      • Outras Ações
    • Auditorias
    • Integridade
    • Convênios e Transferências
    • Termos de Execução Descentralizada
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
    • Dispensa de Celebração de Termo de Execução Descentralizada
      • 2025
      • 2024
      • 2023
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores (ou Empregados Públicos)
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
      • Ações de Capacitação
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Agenda de Autoridades
    • Consulta Pública
      • Consulta Pública - Política Nacional de Espaço
      • PLANO DE DADOS ABERTOS
    • Contratos de Gestão/Organizações Sociais
      • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM
      • Institucionais
      • CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
      • Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM
      • Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA
      • Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP
      • INPO - Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas
    • Editais
      • EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 66/2024/SEI-MCTI
      • EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 4/2021/SEI-MCTI
      • EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 144/2020
    • Governança e Gestão
    • Legislação
      • Pesquisa
      • Ementário
    • Gestão Documental e Processo Eletrônico
      • Peticionamento Eletrônico
      • Cadastramento de usuários externos
    • LGPD | Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Legislação
      • Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais
      • CPDP-MCTI
      • Guias e Cartilhas
      • Direito dos Titulares
      • Glossário de Proteção de Dados Pessoais
      • Perguntas Frequentes
      • Cursos
      • Incidente de Segurança com Dados Pessoais
    • Orçamento
      • PLOA
    • Prestação de Contas
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2023
      • 2024
    • Unidades de Pesquisa
      • Termos de Compromisso de Gestão
      • Relatório Executivo
      • Unidades
    • Plano de Contratações Anual (PCA)
      • PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP)
    • Emendas Parlamentares de Relator Geral do Orçamento - RP9
    • Protocolo de Intenções e Acordos de Cooperação Técnica
  • Composição
    • Ministra
    • Gabinete
    • Assessoria de Participação Social e Diversidade
    • Assessoria Especial de Controle Interno
    • Ouvidoria
    • Corregedoria
    • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos
    • Assessoria Especial de Comunicação Social
    • Secretaria-Executiva
    • Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (ASCCT/MCTI)
    • Consultoria Jurídica - CONJUR
    • Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos - SEPPE
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES
    • Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD
    • Unidades Vinculadas ao MCTI
      • AEB - Agência Espacial Brasileira
      • CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear
      • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
      • CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
      • CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
      • CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
      • CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
      • CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
      • IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
      • INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
      • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
      • INSA - Instituto Nacional do Semiárido
      • INT - Instituto Nacional de Tecnologia
      • LNA - Laboratório Nacional de Astrofísica
      • LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica
      • MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
      • Museu Paraense Emílio Goeldi
      • ON - Observatório Nacional
      • INMA - Instituto Nacional de Mata Atlântica
      • Finep - Financiadora de Estudos e Projetos
      • Ceitec S.A.
      • CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
      • CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
      • IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
      • Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
      • RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
      • INPP - Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal
    • Conselhos
      • Conselhos
      • CONCEA
      • CTNBio
  • Centrais de Conteúdo
    • Biblioteca
    • Comunicados MCTI
      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
      • Retificação do Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 31 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 16 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização Aberto até 15 de dezembro de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização – prorrogado para 24 de junho de 2022 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
      • Requerimento de Apoio Institucional a Fundos Patrimoniais e Endowments a CT&I
      • Dados Abertos sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil
      • Nova Portaria de atualização dos procedimentos da Lei do Bem
      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
      • Política de propriedade intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)
    • Eventos
    • Marca do Governo Federal
    • Notícias
    • Publicações MCTI
      • Tecnologia da Informação - Legislação Atualizada
      • Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (2025)
      • Evolução, impacto e potencial dos parques tecnológicos do Brasil
    • Repositório Digital do MCTI
    • V Conferência Nacional de CT&I
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
      • E-mail
      • Facebook
      • Instagram
      • Twitter
      • YouTube
      • Repositório Fotos
    • Fale Conosco
  • Sistemas e Plataformas
    • AdaptaBrasil
    • PiBiogás
    • PNIPE
    • Repositório Digital do MCTI
    • Semana Nacional de C&T
    • SiBBr
    • SIRENE
    • Inteli.gente
    • Observatório de Tecnologias Digitais
    • Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial
  • Serviços
    • Serviços
    • Bens Sensíveis
    • Para o Servidor
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca