Notícias
INPE apresenta balanço de gestão e terá novo diretor
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (19), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clézio Nardin. Após quatro anos à frente do Instituto, o diretor solicitou o afastamento do cargo e apresentou um balanço da sua gestão. A direção interina do INPE será exercida pelo tecnologista Antonio Miguel Viera Monteiro. O MCTI já instituiu a Comissão de Busca para seleção do novo (a) diretor (a) do instituto.
Clézio Nardin ficou quatro anos à frente do INPE. Ele se despede enfatizando que é importante a renovação e faz um balanço da sua gestão. “O ciclo tem que renovar. Nós realizamos muita coisa em pouco tempo. Em quatro anos nós reconstruímos toda a base meteorológica. Trouxemos os modelos numéricos. Avançamos a previsão para a previsão subsazonal e estamos desenvolvendo o estado da arte e modelagem numérica do tempo”, disse Clézio.
Neste período também foi criado o observatório do Sul, um telescópio que permite a observação do céu do Hemisfério Sul. Além disso, foi pontuado que junto com o MCTI o INPE realizou a licitação de um novo supercomputador que será entregue agora em abril de 2025. “O país volta a ter a sua meteorologia numérica soberana e com qualidade, com alta performance, com o supercomputador sem risco de parar, sem risco de sobressaltos”, destacou Clézio.
A ministra Luciana Santos agradeceu o diretor Clézio pelos relevantes serviços prestados à frente do INPE durante os quatro anos em que ele esteve à frente do Instituto.
Nova direção
O diretor interino é funcionário de carreira do INPE. Antonio Miguel Viera Monteiro é Tecnologista Sênior do INPE e coordena o LiSS - Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais da DIOTG-Divisão de Observação da Terra e Geoinformação. Com formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com mestrado em Computação Aplicada pelo INPE e doutorado em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação (1993) pelo Centro de Ciência Espacial da Escola de Engenharia Aplicada da Universidade de Sussex em Brighton, Reino Unido.O processo de escolha da nova direção do INPE terá início ainda nesta semana. A portaria que nomeia o comitê de busca, responsável pelo processo de escuta e seleção dos candidatos e candidatas, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). A Comissão de Busca contará com o apoio administrativo da Subsecretaria de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (SPEO).
