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COP28: Sistema brasileiro de alertas de desastres pode servir de inspiração para outros países, afirma diretor da OMM

De acordo com diretor para redução de riscos da Organização Meteorológica Mundial, metade dos países do mundo ainda não dispõe de sistemas para alertar a população
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Publicado em 13/12/2023 09h24
WMO_Desastres.jpeg

A previsão de eventos extremos mais frequentes e intensos indica a necessidade de reforçar as capacidades nacionais de alertas e prevenção de desastres. Durante a COP28, a Organização Meteorológica Mundial (OMM ou WMO, na sigla em inglês) reforçou a iniciativa batizada de “earling warning for all” (alertas antecipados para todos). O objetivo é que, até 2027, toda a população global seja atendida por alertas antecipados de eventos climáticos.

“A frequência e a intensidade dos fenômenos estão mudando. Podemos observar que, por isso, as pessoas precisam estar mais bem informadas a respeito em termos de planejamento de longo prazo”, afirma o diretor para redução de riscos da OMM, Cyrille Honoré.

Segundo ele, cerca de metade dos países do mundo ainda não dispõe de sistemas compatíveis com as necessidades de alerta para a população. “Esta iniciativa é para corrigir esta situação”, explica.

Além da OMM, a iniciativa envolve as agências da ONU para redução de riscos (UNDRR) e de telecomunicações (ITU), além da federação internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (IFRC), entre outras entidades apoiadoras. O trabalho envolve apoio e coordenação dos esforços dos estados-membros para lidar com os desafios científicos envolvendo previsões de clima e tempo e também com as consequências. “Esta não é uma iniciativa que pode ser resolvida apenas por meteorologistas. Mapear vulnerabilidades, exposição e lidar com os componentes sobre conhecimento de risco do país é algo que precisa de parcerias”, explica Honoré.

Os sistemas de alertas vão muito além da previsão do tempo. Trata-se de compreender as áreas potenciais de inundação e deslizamentos, de bens que podem ser afetados, conhecer a população que pode ser afetada. O diretor relata que, mesmo em países com produção de boa ciência e com capacidades técnicas, o impacto de determinadas situações ainda pode ser enorme em consequência da falta de compreensão da percepção dos riscos. Entre os desafios estão a falta de entendimento sobre o potencial de risco e a adoção de comportamentos para tentar preservar bens que levam as pessoas à morte.

“Precisamos deixar clara a mensagem a ser compreendida. Não apenas avisos sobre o que vai acontecer, que haverá ventos fortes ou chuvas torrenciais. Isso precisa ser traduzido nas consequências para as pessoas”, diz Honoré. “Precisamos ajudar as comunidades a compreender quais são os processos e como podem se preparar quando receberem um aviso”, complementa.

Enquanto sistemas de alertas antecipados já estão implementados em parte dos países, em alguns há sistemas ainda muito básicos. O diretor da OMM explica que, para emitir alertas, é preciso haver capacidades de observação e de monitoramento. Além disso, a infraestrutura de satélites e radares, tanto para implementação como para operação, é onerosa.

Modelo brasileiro pode ser inspiração

Perguntado sobre o sistema implementado no Brasil para alertas e prevenção de desastres, Honoré destaca que “provavelmente é um dos países avançados da América do Sul” e que “o modelo funciona muito bem”, por se basear em arranjos institucionais que definem responsabilidades entre múltiplas agências ou departamentos ministeriais, para que seja possível uma coordenação estreita.

“As configurações brasileiras são um pouco específicas. Foi interessante ter essa experiência a bordo”, ressalta Honoré sobre a contribuição brasileira acerca das discussões globais à frente do comitê de desastres da OMM.

Ele destaca ainda a adoção de protocolos de alerta que permitem disseminar avisos por diversos canais e também a possibilidade de executar cooperação sub-regional, apoiando países vizinhos. “Normalmente, esse é o tipo de contribuição que faz sentido. Temos centros regionais que extraem informações da escala global e fornecem produtos de orientação para os países vizinhos”, finaliza.

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    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES
    • Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD
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      • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
      • CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
      • CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
      • CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
      • CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
      • CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
      • IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
      • INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
      • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
      • INSA - Instituto Nacional do Semiárido
      • INT - Instituto Nacional de Tecnologia
      • LNA - Laboratório Nacional de Astrofísica
      • LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica
      • MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
      • Museu Paraense Emílio Goeldi
      • ON - Observatório Nacional
      • INMA - Instituto Nacional de Mata Atlântica
      • Finep - Financiadora de Estudos e Projetos
      • Ceitec S.A.
      • CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
      • CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
      • IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
      • Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
      • RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
      • INPP - Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal
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      • CONCEA
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    • Biblioteca
    • Comunicados MCTI
      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
      • Retificação do Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 31 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 16 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização Aberto até 15 de dezembro de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização – prorrogado para 24 de junho de 2022 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
      • Requerimento de Apoio Institucional a Fundos Patrimoniais e Endowments a CT&I
      • Dados Abertos sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil
      • Nova Portaria de atualização dos procedimentos da Lei do Bem
      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
      • Política de propriedade intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)
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