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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2022 03 Projeto apoiado pelo MCTI produz materiais para professores "levarem a Antártida" para sala de aula
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Notícias

Projeto apoiado pelo MCTI produz materiais para professores "levarem a Antártida" para sala de aula

Livros, podcasts, jogos virtuais e de mesa, e um canal no Tik Tok são ferramentas para mediar e engajar crianças e adolescentes em ciências polares, do mar e mudanças climáticas
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Publicado em 30/03/2022 14h39 Atualizado em 01/11/2022 16h30
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Foto: Interantar

Uma pinguim rei chamada Geórgia, com senso de humor, curiosidade aguçada e usando óculos em formato de coração é a protagonista da série ‘101 Perguntas sobre Regiões Polares’. A série é publicada semanalmente no perfil @antarticaouantartida nas redes sociais, em especial voltadas para o público infantojuvenil.  Os vídeos fazem parte de um pacote maior de recursos lúdicos e audiovisuais produzidos pelo projeto Interantar, da Universidade Federal do ABC, e apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio de projeto de cooperação internacional e da Década da Ciência Oceânica, da qual a pasta é ponto focal para o Brasil.  

“O que fazemos é criar um contexto de aprendizagem para o professor levar o tema para sala de aula com atividades práticas”, explica a professora Silvia Dotta, coordenadora do Interantar. “Não dá para falar de oceano sem falar de Antártica, porque ela regula a temperatura das águas, todo o clima do planeta por meio do oceano austral, que refrigera e filtra a água dos oceanos”, detalha.

A cada vídeo, Geórgia faz uma pergunta para sua professora, Patagônica, para compreender melhor o que está acontecendo com seu habitat.  Os vídeos têm até dois minutos de duração, conforme é a proposta da rede social, e são publicados com periodicidade semanal. Ao longo do ano serão 45 vídeos publicados. A ideia é tornar mais acessível tema complexos e as pesquisas feitas por cientistas brasileiros no continente gelado. “Fizemos nesse formato para explorar uma linguagem diferente”, explica Dotta.

Os roteiros dos vídeos para o TikTok, são construídos a partir da publicação ‘Antártica, Ártico e Mudanças Climáticas’, que faz parte da Coleção 101 Perguntas sobre Regiões Polares. A publicação explora questões como se há vida no fundo do mar congelado, velocidade dos ventos polares, quem descobriu a Antártida, para onde vai a água do degelo polar, entre muitos outros aspectos.  

Apesar de o material ter apelo para engajar as crianças, todo o esforço tem como foco preparar os professores para trabalhar as ciências polares em sala de aula e oferecer materiais que sejam atrativos, com linguagem acessível para abordar um tema atual que ainda não consta do currículo regular. “Os professores não tinham material suficiente para trabalhar em sala de aula”, afirma a professora que coordena o projeto. 

Em 2022, são oferecidas 100 vagas para o curso que chega a 9ª edição voltado aos professores da educação básica de Brasil e Portugal. As inscrições estão abertas até 4 de abril neste link.

Neste ano, por meio do apoio do MCTI, os livros foram impressos e estão em processo de distribuição para os professores e escolas de todo o País que já participaram do curso de formação.

Alguns dos materiais estão traduzidos para o inglês e espanhol, pois o projeto também se propõe a levar a ciência produzida por pesquisadores brasileiros. O projeto trabalha para tornar os materiais mais acessíveis e em breve os vídeos terão também a versão em libras.

O suporte pedagógico também é feito por meio de livros infantojuvenis, voltados para crianças acima de 12 anos, que estão disponíveis para download gratuitamente em diferentes formatos para suportes digitais, como e-book e audiobook, podcast, contos em áudio, jogos digitais e em 3D, jogos concretos (de mesa), canal de vídeos no Youtube. O projeto também mantém uma iniciativa que valoriza as escolas que adotam o tema antártico na sala de aula, por meio da concessão do ‘Selo Antártico’. “Nossa missão é levar a Antártica para o currículo escolar, pois é um tema multi e interdisciplinar”, conclui.

Ciência e Tecnologia
Tags: ANTÁRTICA E OCEANOSPROMOÇÃO DA CIÊNCIAPOPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
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      • IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
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    • Comunicados MCTI
      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
      • Retificação do Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 31 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 16 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização Aberto até 15 de dezembro de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização – prorrogado para 24 de junho de 2022 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
      • Requerimento de Apoio Institucional a Fundos Patrimoniais e Endowments a CT&I
      • Dados Abertos sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil
      • Nova Portaria de atualização dos procedimentos da Lei do Bem
      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
      • Política de propriedade intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)
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