Notícias

Ministro busca parceria com Portugal para projetos de ciência e tecnologia no Brasil

Marcos Pontes visitou a Universidade Nova de Lisboa para conhecer iniciativas que promovam a cooperação entre os dois países
Publicado em 02/06/2021 12h00
Ministro busca parceria com Portugal para projetos de ciência e tecnologia no Brasil

Buscar desenvolvimento para as áreas de nanotecnologia, novos materiais, tecnologias quânticas e física nuclear. Este foi o objetivo da visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, à Universidade Nova de Lisboa (UNL), nesta quarta-feira (2).

O ministro do MCTI conheceu o Centro de Investigação em Materiais e os laboratórios da UNL e afirmou que está em busca de projetos para cooperação científica no país luso. “Assinei memorandos de entendimento aqui em Portugal. Buscamos detalhamentos de projetos para que a gente já possa disparar nessa área de promoção da ciência no Brasil em parceria com Portugal”, disse.

Durante a visita, Marcos Pontes realizou uma apresentação sobre os temas de interesse brasileiro para futuras parcerias em ciência, tecnologia e inovação. Projetos de cooperação nas áreas de nanociência e tecnologias quânticas também foram apresentados para a reitoria da Universidade Nova.

Universidade Nova de Portugal

A Universidade Nova de Lisboa (UNL) é uma universidade pública portuguesa, criada em 11 de agosto de 1973. A universidade é a 15.ª melhor da Europa e está entre as 50 melhores do mundo com menos de 50 anos de acordo com o ranking QS Top 50 under 50, que avalia critérios como a reputação e a internacionalização. A Nova está ainda no top 10 das jovens universidades europeias.

Missão oficial

Ainda nesta quarta-feira (2) o ministro Marcos Pontes se reúne com o diretor geral do Web Summit, Artur Pereira. O ministro finaliza a agenda oficial em Portugal com uma visita ao Pavilhão do Conhecimento no Centro Ciência Viva. O objetivo é buscar projetos de cooperação para o lançamento de uma rede de cooperação para a promoção da cultura científica e tecnológica entre Brasil e Portugal.

Ciência e Tecnologia