Notícias

Deputada federal Caroline de Toni conhece iniciativas do MCTI voltadas à criação de polos tecnológicos regionais

Reunião também tratou de ações para popularização da ciência entre crianças e adolescentes e capacitação para novas tecnologias
Publicado em 04/05/2021 18h39
51158187041_8dca895cb1_c.jpg

Foto: Leonardo Marques - SEAPC/MCTI

Em reunião com a deputada federal Caroline de Toni (PSL/SC), nesta quarta-feira (4), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, compartilhou as iniciativas da pasta voltadas à criação de polos tecnológicos para desenvolver vocações locais em diferentes partes do país. A parlamentar trouxe um convite para que o ministro participe de um evento de ciência e tecnologia voltado a crianças e jovens em Chapecó (SC), no final de mês.

A audiência também tratou sobre as aptidões da cidade catarinense, novas tecnologias e o trabalho do ministério para popularização da ciência. “Nós temos um projeto em que nós temos o objetivo de desenvolver polos de tecnologia voltados às vocações locais. Em Campina Grande (PB), em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), unidade de pesquisa subordinada ao MCTI, nós estamos desenvolvendo um polo voltado a energias renováveis e economia circular. Em Londrina (PR), nós queremos criar um centro de tecnologias voltadas para a saúde”, afirmou Pontes.

A parlamentar reforçou na audiência a importância de engajar crianças e jovens nos temas científicos e na capacitação para as novas tecnologias. “A gente veio fazer esse convite sabendo da importância de fomentar a ciência e tecnologia entre a juventude, considerando as novas profissões, novos empregos que estão surgindo no Brasil. O ministro falou dos programas que está desenvolvendo Brasil afora, com parcerias, para fomentar essas novas áreas do conhecimento tão importantes para que o Brasil desponte no cenário mundial”, disse.

Ciência e Tecnologia