Notícias

REDEVÍRUS MCTI

Variantes de Manaus e Rio de Janeiro estão circulando desde janeiro em Natal/RN, João Pessoa/PB, Ingá/PB e Conde/PB

Publicado em 20/02/2021 18h42 Atualizado em 20/02/2021 23h51

A RedeVírus MCTI comunica que a Rede Corona-ÔmicaBR-MCTI, através do LNCC - Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica, unidade de pesquisa subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, sequenciou e está analisando 91 genomas do SARS-CoV-2 provenientes de amostras do estado do Rio de Grande do Norte em colaboração com Instituto de Medicina Tropical/UFRN e do estado da Paraíba em colaboração Laboratório de Biologia Molecular/LaBiMol - Centro de Ciências Médicas -Universidade Federal da Paraíba.

 As amostras coletadas referem-se aos meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021, onde foi possível identificar, a partir das amostras de Janeiro/21, 23 amostras pertencentes a linhagem P1 (inicialmente encontrada em Manaus), sendo que 15 são da cidade de Natal-RN, 2 de João Pessoa, 1 de Ingá e 1 de Conde, estas três cidades no estado da Paraíba e outras 4 de pacientes da cidade de Manaus-AM, que foram internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley, João Pessoa-PB.

 Além disso, em 46 amostras a linhagem P2 foi caracterizada. Essa linhagem inicialmente descrita no estado do Rio de Janeiro está se disseminando no Brasil e pelos dados deste trabalho encontra-se também nesses dois estados.

Devido ao fato de que essas novas linhagens do SARS-CoV-2 estarem sendo associadas a possível maior dispersão do vírus, fazemos este comunicado ao mesmo tempo que as análises ainda estão sendo finalizadas. Em breve os genomas serão depositados em bases de dados públicas e o trabalho será submetido em periódico internacional.

Desta forma, recomendamos, que as providências cabíveis sejam tomadas pelos órgãos estaduais e federais competentes. Fica evidente que estudos contínuos de vigilância genômica são fundamentais para estudo da dispersão de novas linhagens no Brasil. 

RedeVírus MCTI

Prof. Dr. Marcelo Morales
Coordenador 

Informações à imprensa

Coordenação-Geral de Comunicação Social
Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
imprensa@mctic.gov.br
(61) 8612-3547 ou (12) 92000-7988 com Carlos Antunes
(11) 98181-9983 com Christiane Corrêa

 

Ciência e Tecnologia
error while rendering plone.belowcontenttitle.contents