Notícias

Ministro participa de lançamento do programa Genomas Brasil

Iniciativa pretende criar um banco nacional de amostras de DNA com o objetivo de acelerar a medicina de precisão e pesquisas na área
Publicado em 15/10/2020 10h07 Atualizado em 15/10/2020 15h20
50483329388_c895d281a6_k.jpg

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou nesta quarta-feira (14), no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do programa Genomas Brasil, do Ministério da Saúde. O objetivo da iniciativa é criar um banco nacional de amostras de DNA a fim de acelerar a implementação da medicina de precisão para prevenção e tratamento adequado de doenças no Sistema Único de Saúde.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a competência do ministro da Saúde e equipe e ressaltou que o programa vai impactar no tratamento de doenças e na otimização no uso de recursos. “Eu me lembro no início dos anos 70, eu estava no ginásio e pela primeira vez ouvi a palavra ácido desoxirribonucleico. Cinquenta anos depois estamos hoje discutindo o assunto com profundidade no Brasil. Agora damos um grande passo para entrar na elite do tratamento de doenças por meio desse projeto. Isso vai trazer, além da excelência no tratamento das doenças, a excelência na questão dos gastos em si”, defendeu.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o programa vai deixar um legado para o país. Ele também falou do diálogo com outros órgãos para operacionalizar o programa. “Nós estamos focados em buscar o mapeamento do DNA de 100 mil brasileiros em 4 anos. Isso vai nos dar capacidade de medicina de precisão. Nós precisamos dar o remédio certo na dose certa para a pessoa, ou não estaremos fazendo a saúde que o brasileiro merece”, pontuou.

O programa vai contar com um aporte de R$ 50 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O evento também contou com um aparte do presidente para apresentar os estudantes vencedores da Olimpíada Internacional de Economia e os representantes do melhor resultado do país na Olimpíada Internacional de Matemática, com o 10º lugar. “Eu tenho muito orgulho de vocês. Vocês estão de parabéns”, disse o presidente aos estudantes presentes à cerimônia.

Saúde e Vigilância Sanitária