Notícias

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações - MNCTI

MCTI encerra a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento também revelou vencedores dos desafios da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), o Desafio do Foguete Virtual, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), e o Desafio Viagem a Marte, da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
Publicado em 24/10/2020 15h21 Atualizado em 24/10/2020 15h26

Foto: Neila Rocha / ASCOM-MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) encerrou nesta sexta-feira (23) a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida entre 17 e 23 de outubro. Devido às medidas de prevenção à Covid-19, as atividades este ano foram feitas de maneira online. Em 2020 o tema do evento foi “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, e o MCTI levou ao seu canal do YouTube www.youtube.com/ascommcti quase uma centena de palestras e oficinas sobre IA. Outras instituições como secretarias de educação, museus e instituições de pesquisa também realizaram atividades no período.

Carlos Baptistucci, secretário-executivo adjunto do MCTI, representando o ministro Marcos Pontes, falou sobre o potencial da Inteligência Artificial e o sucesso do evento em incentivar jovens a usar a ciência para resolver problemas. “O ministro, antes de se ausentar, deixou claro que a SNCT, dentro do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, foi um sucesso absoluto. Tivemos uma série de atividades que acreditamos que irão plantar a semente para a criação de um futuro melhor. Foram 3 mil atividades, 100 instituições cadastradas e 237 municípios que interagiram e perceberam como a ciência está mudando o mundo”, disse.

O secretário de Empreendedorismo e Inovação do ministério, Paulo Alvim, ressaltou o papel dos professores na difusão e popularização da ciência, além do esforço do ministério e entidades vinculadas em promover o evento. “Os desafios tratam de soluções de problemas, e quanto mais alunos resolvendo problemas, mais vamos avançar na melhoria da qualidade de vida e geração de oportunidades e riquezas. Essa modelagem de trabalhar é estratégica para um educar diferente, não pela competição, mas pela solução”, pontuou.

A cerimônia também anunciou os alunos vencedores dos desafios feitos no início da SNCT pela 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT); o Desafio do Foguete Virtual, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA); e o Desafio Viagem a Marte, da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). (Confira os resultados abaixo). Juntos, os eventos contaram com mais de 6 mil estudantes de diferentes níveis de ensino e cidades do Brasil.

Diretora substituta de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copceski, reforçou o papel do ministério em motivar crianças e jovens para o caminho da ciência por meio das palestras e dos desafios aos alunos. “Nós vemos aqui cada rosto, cada olhar no lançamento de um foguete, desafios que serão celebrados hoje. Crianças que passaram uma semana desvendando um desafio. Isso é muito gratificante porque nós precisamos mostrar para essas crianças que o ministério está de braços abertos pra receber toda a nossa nação”.

Apesar do encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o MCTI segue com a programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), instituído por decreto pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Desde o início do mês, o ministério traz ao canal do YouTube uma série de palestras, oficinas e entrevistas que mostram o trabalho das unidades de pesquisa, autarquias e organizações sociais vinculadas à pasta.

A programação completa pode ser acessada no site snct.mcti.gov.br.

EQUIPES VENCEDORAS

1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SATÉLITES

 Categoria: Arte Espacial

Ensino Fundamental II

1. Clube Astronomia Avance 3 - Tangará da Serra - MT

2. #Arteplena - Tangará da Serra - MT

3. Cidade Olímpica - Teresina - PI

 

Ensino Médio

1. Climate Saviors - Vila Velha - ES

2. Space Girls - São Carlos - SP

3. Polvos Astronautas - São Carlos - SP

 

Superior

1. ARTSAT LPDA - Belém - PA

2. Desbravadores do novo mundo - Resende - SP

3. Flying Hope - Mogi das Cruzes - SP

 

Categoria: Satélites e IA

Fundamental II

1. Cidade Olimpíada Educacional – Teresina - PI

2. Satscience Voyager-Cassini - São Paulo - SP

3. Cyber Leitões

 

Ensino Médio e Técnico

1. Tartarugas - o nosso sustento - São Paulo - SP

2. Espacionários - SP + ES

3. AstroESEM - PE + SP + SC + RS

 
Superior

1. EOLLAB - Fortaleza + Redenção - CE

2. SaganSat - Guarulhos - SP

3. Equipe Rocket - Araras + Campinas – SP


Categoria: Aplicações de Satélites

Fundamental II

1. CEB-RD - Casimiro de Abreu - RJ

2. Innovative Star - Fortaleza - CE

3. FEMA Panzertronic II - Assis – SP

 

Médio ou Técnico

1. OstraSat - Rio das Ostras - RJ

2. OpenSat – Fortaleza - CE

3. CSICSat - Videira – SC

 

Superior

1. LPDA-SAT - Belém - PA

2. PRD-Kanon - Várias - RN

3. Equipe Tereshkova - Várias – BA

 

ALUNOS VENCEDORES

DESAFIO FOGUETE VIRTUAL

 

Nível 1 – Keila Carolina Klein (RS)

Nível 2 – Iara Gatti Licio Ortolan (MG)

Nível 3 – Guilherme Antonio da Silva Santos (BA)

Ensino Médio – Giovanna da Silva (SP)

 

ALUNOS VENCEDORES

DESAFIO VIAGEM A MARTE

 
1º Jean Claudio Cardoso Cerbino (SP)

2º Gustavo Tavares Correa (MG)

3º Leandro Freitas de Souza (MG)

Confira o top 50 no link: https://marte.onciencias.org/classificacao/top_50

Ciência e Tecnologia