Notícias

MÊS NACIONAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES - MNCTI

Instituto Nacional de Tecnologia oferece soluções tecnológicas e inovadoras a empresas

Pesquisa e desenvolvimento tecnológico fazem parte da atuação do INT
Publicado em 16/10/2020 17h23
MNCTI - INT - Imagem - 16_10_20.png

O Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) com atividades desenvolvidas ao longo de outubro e coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) conforme o Decreto 10.497, assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro em 28 de setembro de 2020, tem como objetivo a divulgação do setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. A programação contempla a cada dia uma entidade vinculada ao Ministério, com apresentações, palestras, oficinas e visitas virtuais. Esta sexta-feira (16) é dedicada ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT), unidade de pesquisa do MCTI.

O Instituto Nacional de Tecnologia é voltado para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Oferecer soluções tecnológicas e inovadoras e serviços técnicos especializados a empresas faz parte da atuação do INT, que completará 100 anos de existência em 2021. Com nove áreas técnicas, esse Instituto Federal sediado no Rio de Janeiro, atende a setores industriais diversos, tendo uma interação crescente com o setor produtivo através do repasse tecnológico, visando a inovação.

“Desde a sua criação em 1921, o Instituto Nacional de Tecnologia atua em pesquisa tecnológica na busca de soluções para problemas que impactam o setor produtivo, visando ampliar a sua competividade e contribuir para inovações em produtos e processos. O INT também atua na execução de políticas públicas em temas estratégicos para o desenvolvimento do país”, explicou a diretora do Instituto, Iêda Caminha.

A unidade de pesquisa conta com três áreas de atuação: Tecnologia Química; Tecnologia de Materiais; Engenharia de Produtos e Processos.
A diretora ressaltou que, “é um conjunto de competências técnicas e áreas de atuação que são distribuídas em 20 laboratórios. O INT tem uma ampla e moderna infraestrutura laboratorial que somada ao corpo técnico com elevada capacitação e qualificação torna possível que o Instituto atue em projetos de pesquisa e desenvolvimento e inovação, com alto conteúdo científico e tecnológico”.

O Instituto Nacional de Tecnologia participa do desenvolvimento sustentável do Brasil por meio da pesquisa tecnológica, da transferência do conhecimento, promovendo a inovação. O INT atua também como um importante agente que contribui para a segurança química no Brasil.

“A indústria química está presente praticamente em todas as atividades da nossa vida cotidiana e ajuda a manter a qualidade de vida da sociedade”, disse Marco Fraga, responsável pela Coordenação de Tecnologia Química do Instituto, setor que atua com pesquisa e desenvolvimentos direcionados à inovação para a indústria química.

Uma das parcerias de destaque do INT é com a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Empresas que desenvolvem projetos de inovação podem contar com o apoio tecnológico e a parceria de investimentos com o INT, por meio do programa entre essas instituições. A Embrapii INT é responsável pelos atendimentos relacionados à tecnologia química e industrial no país.

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Na manhã dessa sexta-feira (18), o Instituto Nacional de Tecnologia promoveu a “Oficina - Química e experimentos para crianças”. As palestras, “Tecnologias para remediação ambiental” e “Manufatura aditiva e Inteligência artificial para fabricação de implantes Ortopédicos” também fizeram parte da programação do INT que está disponível no canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações: www.youtube.com/ascommcti.

E participe também da programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações através do link: www.snct.mcti.gov.br.

Ciência e Tecnologia