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      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
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      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
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PROJETOS E AÇÕES EM ANDAMENTO

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Publicado em 29/04/2022 10h07 Atualizado em 09/09/2022 11h24

PROJETOS E AÇÕES EM ANDAMENTO

 

CIÊNCIA NA ESCOLA MCTI

O CIÊNCIA NA ESCOLA é um programa que envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O programa será desenvolvido em três ações principais:

1. Seleção de Redes para o aprimoramento do ensino de Ciências na Educação Básica;

2. Seleção de Projetos para o Aprimoramento do Ensino de Ciências na Educação Básica;

3. Realização da Olimpíada Nacional de Ciências.

4.Chamada pública para pesquisadores;

PLATAFORMA DIGITAL DE APRENDIZAGEM EM C,T&I INATEL / MCTI

A democratização do conhecimento, a promoção do ensino de ciências e a popularização da ciências no país é um dos objetivos perseguidos pela SEAPC. O programa A Inovação na Disseminação e Aprendizagem em C,T&I prevê um aumento da capacidade de aprendizagem da educação formal, não-formal e informal, por meio do ensino em plataformas digitais em escolas do ensino público em todas as regiões do país, com conteúdos interativos e colaborativos nas áreas de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, alinhados com as perspectivas da educação do futuro,  para atrair a atenção dos alunos. O objetivo principal é criar uma plataforma digital que suporta diversos meios e mídias digitais, com material didático de alta qualidade alinhado com as necessidades do século XXI, além de criar trilhas de aprendizagem ativa que envolvam competições, desafios, olimpíadas nas redes de educação.

FUTURAS CIENTÍSTAS: Transbordando o Conhecimento e Popularizando a C&T Nacional 

O programa prevê a aproximação de alunas e professoras do ensino médio de escolas públicas estaduais nas áreas de conhecimento do STEAM, popularizando a ciência de forma nacional. O programa prevê a integração de meninas nessas áreas do conhecimento, permitindo o treinamento científico e tecnológico, além da diversidade de mão de obra qualificada para o mercado profissional. É um dos objetivos principais do programa possibilitar o acesso e a integração de meninas e mulheres de baixa renda à cultura científica e tecnológica nacional.

PROJETOS EDUCACIONAIS COM REALIDADE AUMENTADA - RA nas Escolas MCTI / UFSC

O projeto educacional com realidade aumentada nas escolas tem como objetivo disseminar o uso de novas tecnologias educacionais no ensino fundamental e médio. O projeto foi idealizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a criação e distribuição de Artefatos Educacionais com Realidade Aumentada na rede de Ensino Fundamental e Médio de todo país.

A iniciativa também tem parceria com The Open University, de Londres, e conta com uma equipe de 35 pessoas em uma importante ação de pesquisa e extensão, integrando professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Medicina, interagindo com professores da rede municipal de educação na promoção de conteúdos com o uso da tecnologia de realidade aumentada.

RExLab – LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA MCTI / UFSC

O Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) foi criado em 1997, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a missão  de gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade. O RExLab além de promover capacitação para professores na educação básica pública nas áreas STEAM também disponibiliza acesso aos laboratórios remotos a fim de suprir carências de infraestrutura nas escolas da rede pública do país.

CEMADEN EDUCAÇÃO MCTI

O CEMADEN EDUCAÇÃO é um programa que visa a Com-ciência participativa para a redução das vulnerabilidades, proteção e prevenção de riscos e de desastres no Brasil. O programa prevê a prevenção de desastres, promovendo a difusão científica em comunidades escolares, defesas civis e sociedade em geral utilizando estratégias educacionais contemporâneas para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis e resilientes. O objetivo principal é contribuir para a percepção de riscos e a construção do conhecimento voltado para a redução de vulnerabilidades socioambientais, com temáticas de ciência, tecnologia, matemática, arte, meio ambiente e engenharia.

PROGRAMA EXPOSIÇÕES ITINERANTES

O programa visa o impacto das exposições itinerantes na formação dos estudantes da educação básica e na população local. O programa prevê a realização de exposições itinerantes com temas ligados à Exploração Espacial, Astronomia e Astronáutica com a finalidade de proporcionar experiência e conhecimento utilizando imagens, sons e tecnologias, estimulando o interesse do público e avaliando o impacto das exposições, em função da territorialidade, com estudo da percepção dos participantes sobre a exposição, tendo como grande resultado um estudo para subsidiar políticas públicas para a popularização da ciência.

PROGRAMA APRENDIZAGEM (CRI)ATIVA NA ESCOLA MCTI

O PROGRAMA APRENDIZAGEM (CRI)ATIVA NA ESCOLA visa incentivar a adoção sustentável de práticas mais ativas, criativas e significativas para os alunos em escolas públicas do Brasil por meio de capacitações, oficinas e recursos pedagógicos. O Programa tem a finalidade de fomentar a aprendizagem (cri)ativa nas redes públicas de ensino de todo o país com a colaboração da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). O Programa envolve o compromisso tanto com a educação, por meio da inovação e aprimoramento do ensino de ciências nas escolas públicas brasileiras, em consonância com o ODS 4: Educação de Qualidade, quanto com a economia local, desenvolvendo material humano para atender as futuras demandas sociolaborais de cada região, em consonância com o ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis.

Bolsa de Iniciação Científica Júnior MCTI/CNPq 

A Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Programa Auxílio Brasil é um incentivo concedido a estudantes, integrantes de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, que se destacarem em competições acadêmicas e científicas de abrangência nacional apoiadas institucionalmente ou organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A bolsa compõe o Programa Auxílio Brasil e tem como finalidade incentivar os estudantes a se dedicarem aos estudos e a desenvolverem potencialidades na área da ciência.

Programa Agente Transformador para Ciência

O Programa Agente Transformador para Ciência tem como objetivo formar servidores públicos municipais para atuarem como fomentadores e articuladores do ensino da ciência ampliando as oportunidades de inclusão científica para os cidadãos. O Agente Transformador para Ciência (ATC) é responsável pela implementação de políticas públicas básicas de Promoção e Popularização do Ensino da Ciência nos municípios e tem como objetivo desempenhar papel de coordenação de atividades para desenvolvimento da Ciência em seu território, juntamente com o poder público municipal e as lideranças locais. 

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      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
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      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
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      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
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