MCTI e Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) cooperam com Programa da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) voltado para Segurança Química
MCTI e Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) cooperam com Programa da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) voltado para Segurança Química
Anualmente, a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) promove o Associate Programme (Programa Associados), voltado a Cientistas, Engenheiros Químicos e especialistas em Tecnologia de Estados-Membros da Convenção sobre a Proibição das Armas Químicas cujas economias estão em desenvolvimento ou em transição, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos sobre a Convenção, desenvolver as habilidades necessárias para atuar em um ambiente químico moderno e cooperar na implementação da Convenção em seus países de origem.
O programa tem duração de nove semanas e é composto por módulos práticos e teóricos, oferecendo treinamento em áreas relacionadas à química e à engenharia química para profissionais da indústria, universidades e governo.
Este ano, o Brasil, por meio da Coordenação-Geral de Bens Sensíveis (CGBS/MCTI), apoiada pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), cooperou com a realização da etapa industrial do Programa, treinamento em operações industriais que proporciona aos participantes experiência em ambientes de trabalho industriais de fabricação de produtos químicos.
A etapa industrial do Programa foi sediada nas empresas Ambipar, em Paulínia-SP, e BASF, em Guaratinguetá-SP, no período de 1 a 19 de setembro de 2025. As citadas empresas ofereceram treinamento em segurança industrial para dois participantes do Programa – um Professor e Pesquisador de Química Orgânica da Universidade de Kara, no Togo, e um Engenheiro Químico, consultor industrial do Suriname.

- Ambipar/Paulínia

- BASF/Guaratinguetá
No dia 19 de setembro de 2025, compareceram à BASF, para o encerramento da etapa industrial no país, o Coordenador-Geral de Bens Sensíveis, Sérgio Antônio Frazão de Araujo, e o Consultor Técnico de Implementação, Acompanhamento e Controle da Área, Alex Rios Lopes, representando a Autoridade Nacional Brasileira junto à OPAQ, e o Sr Luiz Shizuo Harayashiki, gerente de Gestão Empresarial da ABIQUIM. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre as instalações e atividades locais da BASF, sobre a estruturação e atuação da Coordenação-Geral de Bens Sensíveis que exerce a função de Secretaria Executiva da Autoridade Nacional Brasileira junto à OPAQ, sobre a Indústria Química Brasileira e programas da ABIQUIM, e apresentação dos Associados sobre seu aprendizado no Programa. Ao ciclo de palestras seguiu-se visita às instalações da BASF e efetivo encerramento do evento.

Mais informações sobre o Programa Associados estão disponíveis no endereço: https://www.opcw.org/resources/capacity-building/international-cooperation-programmes/associate-programme