Responsabilidade Socioambiental

Publicado em 29/10/2020 17h28

Criado em 1989, o Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem atuado nas comunidades carentes da região, capacitando jovens de 16 a 18 anos não apenas para o mercado de trabalho, mas principalmente para a vida.

Em nossos projetos, são desenvolvidos a otimização de habilidade, capacidades e virtudes dos jovens atendidos, tais como autonomia, iniciativa, criatividade, segurança em negociação, autovalorização, responsabilidade, solidariedade e outros quesitos pertinentes ao processo de socialização. Além disso, é oferecido aos aprendizes a oportunidade de interação com recursos humanos, tecnológicos e científicos de absoluta distinção, num ambiente de excelência que é o Jardim Botânico.

Desde a sua fundação, já foram atendidos mais de 4 mil participantes, sendo a maioria (em torno de 80%) estudantes do ensino fundamental. Destes, metade tem renda familiar de 1 salário mínimo. Propiciamos a eles uma experiência socioeducativa, que posiciona e educa cada aluno como agente transformador de sua própria história, dotado de uma identidade individual, que além da necessidade de proteção, possui também potencialidades e talentos que precisam ser mobilizados e desenvolvidos.

A qualidade da formação profissionalizante e seu histórico de sucesso se materializam por meio de uma gestão crítica e criativa com competência técnica, política ética e operativa, com uma equipe multidisciplinar capaz de construir parcerias com instituições privadas, públicas e organizações não governamentais, se constituindo como uma rede de serviços preparando o jovem egresso para o mundo do trabalho de acordo com as demandas do território, mas igualmente reconstruindo laços, civilidade e cidadania.