Escola Nacional de Botânica Tropical - 20 anos

Publicado em 07/04/2021 12h22 Atualizado em 15/06/2021 13h22

Inaugurada em 6 de junho de 2001, a Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) centraliza as atividades de pós-graduação, extensão, capacitação profissional e responsabilidade socioambiental do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Para isso, conta com uma equipe formada por educadores, pesquisadores e tecnologistas reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação.

Desde sua criação, a ENBT tem como sede o Solar da Imperatriz, prédio histórico que já abrigou o Asilo Agrícola do Imperial Instituto da Agricultura (1872), o Museu Florestal (1909) e um Laboratório de Botânica (1927). Em 1973, o prédio e seu entorno foram tombados pelo IPHAN. Visando à instalação da Escola, o Solar passou por uma grande restauração, iniciada em 1998, por meio de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente/JBRJ com a Caixa Econômica Federal. O paisagismo foi executado pelo escritório Burle Marx.

A ENBT tem como Missão "transformar pessoas em seus princípios, valores, capacidades e competências com foco no Conhecimento e Conservação da Biodiversidade". Os valores que norteiam sua atuação são: ética, excelência, liberdade acadêmica, meritocracia, paixão e ambição, responsabilidade socioambiental, prestação de serviços de alta relevância à sociedade, transparência e uso da biodiversidade como agente de justiça social.


Curso de extensão em Educação Ambiental no Auditório Graziela Maciel Barroso, na ENBT

Os dois programas de pós-graduação stricto sensu da ENBT formaram mais de 350 mestres e doutores desde 2005. Além disso, milhares de alunos passaram por seus cursos de especialização, extensão e capacitação de jovens. Os cursos de Ilustração Botânica, em atividade desde 2002, já certificaram mais de 1500 alunos e os projetos socioambientais capacitaram mais de 4000 jovens.

jardinagem
Educandos do Centro de Responsabilidade Socioambiental em aula de jardinagem

Mestrado e doutorado acadêmico em Botânica
O Programa de Pós-Graduação em Botânica forma profissionais voltados para o ensino, a pesquisa e políticas públicas nas áreas de Botânica, Ecologia Vegetal e Conservação da Biodiversidade.
Contato: ppgenbt@jbrj.gov.br ou (021)3875-6201

Mestrado e doutorado profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação
O Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação oferece, desde 2012, formação técnico-científica para avaliação, monitoramento, manejo e gestão da biodiversidade, principalmente em unidades de conservação e jardins botânicos.
Contato: mp_enbt@jbrj.gov.br ou (021)3875-6202

Extensão
O programa de Extensão da ENBT promove a articulação entre o ensino e a pesquisa e a interlocução com a sociedade. Dele fazem parte cursos abertos ao público, como os do programa de Ilustração Botânica, atividades de divulgação científica e outras iniciativas no Jardim Botânico e extramuros.
Contato: extensao@jbrj.gov.br ou (21)3875-6209

Responsabilidade Socioambiental
Integrado à ENBT em 2015, o Centro de Responsabilidade Socioambiental atua para qualificar e promover a inclusão social e profissional de jovens com idades entre 15 e 18 anos, por meio da educação e capacitação para o trabalho, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para o mercado de trabalho e para a vida.
Contato: crs@jbrj.gov.br e (21) 3204-2886

Escola Jardim
Criado em 2021, o Escola Jardim é um programa de capacitação para servidores e funcionários contratados do JBRJ, bem como em instituições parceiras. Tem por objetivo estabelecer e agregar programas de educação não formal e redes de aprendizagem voltados ao desenvolvimento humano, para aprimorar habilidades e competências das pessoas nos ambientes organizacionais.
Saiba mais.

Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT
enbt@jbrj.gov.br
Tel: (21) 3875-6205
Rua Pacheco Leão, 2040 - Solar da Imperatriz - Horto - CEP 22460-036 – Rio de Janeiro, RJ
www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/educacao