Notícias

Pós-graduação

Editais para mestrado e doutorado em radioproteção e dosimetria no IRD

Publicado em 20/10/2021 19h02 Atualizado em 07/12/2021 20h51


Catálogo sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Clique para download

   O IRD recebe até 31 de dezembro de 2021 inscrições para seu processo seletivo ao mestrado e ao doutorado em Radioproteção e Dosimetria, nas áreas de concentração Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia. Para se inscrever, os candidatos precisam anexar carta de apresentação assinada por pesquisadores das áreas de ciências exatas e da terra, ciências da saúde, biológicas, agrárias ou engenharias. Todo o processo seletivo será realizado em formato virtual, em janeiro, utilizando a plataforma Conferência Web, da RNP. Resultados da classificação final para o doutorado e para o mestrado estão previstos para 11/02. Matrículas devem ser feitas entre os dias 21 e 25/02/2022. 

   O Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria do IRD dispõe anualmente de cotas de bolsas de estudo oferecidas por órgãos de fomento como Capes, além da própria CNEN.  As bolsas oferecidas seguem a ordem de classificação final do processo seletivo, composto por provas de proficiência em língua inglesa, conhecimento interdisciplinar para o mestrado, acrescido de apresentação do projeto, entrevista e análise de currículo para candidatos ao doutorado. Toda a documentação deve ser enviada  para processoseletivo@ird.gov.br

   Serão aceitas inscrições de candidatos ao doutorado com a comprovação de data da defesa da dissertação de mestrado até 31/03/2022. Para a seleção ao mestrado, o candidato pode apresentar diploma do Curso de Graduação, comprovante de conclusão de graduação ou declaração da instituição de ensino superior de que o candidato está aguardando colação de grau até 31/03/2022.  Para candidatos cuja língua mãe não seja o português terão um prazo de um ano a contar de 01/03/2022 para apresentar um certificado de proficiência em português, emitido por entidade reconhecida.  O deferimento ou indeferimento das inscrições devem ser acompanhados no site do IRD.

   As provas acontecem no formato virtual, com identificação do candidato e de todo o ambiente por sistema de vídeo. As aulas, por sua vez, acontecem em formato virtual enquanto as medidas sanitárias restritivas estiverem em vigor. No link ensino, item pós-graduação stricto sensu, há várias informações sobre o Programa de Pós-Graduação. Listas de potenciais orientadores, informações sobre documentos para as inscrições e regras do processo seletivo estão descritas nos editais.

Editais:
Doutorado 
Mestrado
Ciência e Tecnologia