Objetivos, metas, indicadores e resultados
O Plano Estratégico do INSS está consolidado graficamente em um Mapa Estratégico, construído com base na metodologia Balanced Scorecard (BSC), e trata-se de um instrumento de comunicação que busca proporcionar um maior alinhamento de toda a Casa com os objetivos institucionais. Dentre os diversos modelos e técnicas existentes, o BSC foi o adotado, por se aproximar das necessidades do INSS e comunicar a estratégia para toda a organização de forma clara e direta.
Essa metodologia é utilizada para medição dos processos críticos, sendo apenas um dos seus produtos o planejamento estratégico voltado para a atuação da instituição a longo prazo.
O planejamento estratégico começa com a definição de missão, da visão e dos valores do Instituto:
Missão: Garantir proteção social aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos.
Visão: Ser reconhecido pela excelência no relacionamento com o cidadão.
Valores: Ética, respeito, segurança, transparência, profissionalismo, responsabilidade socioambiental.
O mapa estratégico do INSS para o quadriênio 2020-2023 foi aprovado pela Resolução CEGOV nº 2, de 31 de dezembro de 2019, posteriormente alterada pela Resolução CEGOV nº 15, de 24 de janeiro de 2022.
O mapa foi desenhado com as seguintes dimensões estratégicas:
Otimização de Recursos
Compõe a base do mapa estratégico, tendo como foco na gestão orçamentária e financeira, na gestão patrimonial e material.
Modernização da Infraestrutura
Compõe a base do mapa estratégico, tendo como foco na gestão da tecnologia da informação e comunicações.
Foco nas Pessoas
Compõe a base do mapa estratégico, tendo como foco na gestão pessoas.
Efetividade na Supervisão
Nessa dimensão o enfoque é a melhoria dos processos internos visando o aprimoramento dos controles interno, com vistas a promoção do combate às fraudes e implementação de gestão de riscos.
Sustentação dos Regimes de Previdência
Ainda com enfoque na melhoria dos processos internos, essa dimensão direciona os esforços para ações que promovam o equilíbrio dos regimes de previdência.
Foco no Cidadão
Esse grupo de objetivos estratégicos tem como principal alvo a melhoria dos processos de atendimento, sempre sob a perspectiva dos beneficiários. Para isso, faz-se necessária uma análise da efetividade da comunicação entre o segurado e a Instituição, a identificação de quais os processos que mais o impactam a qualidade do serviço prestado e se esses serviços estão agregando valor à vida do segurado.