Medições para a saúde no Inmetro 4.0

De 20/05 até 21/05/2021 , em On-line
Publicado em 07/05/2021 09h08 Atualizado em 11/05/2021 14h50
Medições para a saúde é o tema do Dia Mundial da Metrologia deste ano. É uma oportunidade de lembrarmos o importante papel que a medição desempenha na saúde e no bem-estar de cada um de nós: na descoberta científica e na inovação, na fabricação industrial e no comércio internacional, na melhoria da qualidade de vida e na proteção do meio ambiente. Para comemorar a data, o Inmetro vai falar sobre o papel da metrologia no contexto atual, os novos desafios e apresentar como Instituto vem atuando nesse novo cenário.
  • Programação

     

    10 h 

    Abertura

    Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior

    Presidente do Inmetro

    10 h 10 min

    Saúde 4.0 e os desafios para a metrologia legal

    Rafael Feldmann Farias

    Diretoria de Metrologia Legal

    10 h 30 min

    Debate

     10 h 40 min

    Metrologia Científica & Saúde: Medindo bem para tratar melhor

    Valnei Smarçaro da Cunha

    Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia

    11 h

    Debate

    11 h10 min

    A metrologia no diagnóstico laboratorial 

    Marcelo Neves de Medeiros

    Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida 

     

    11 h 40 min

    Debate

    11 h 50 min

    Apresentação Cadernos de Metrologia e tradução da Brochura do SI do BIPM

    Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia

     

    12 h 10 min

    Encerramento

  • Palestrantes

    Marcelo Medeiros

    Graduado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da UFRJ, com Mestrado e Doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, e Pós-Doutorado em bioquímica e biologia molecular no Inmetro. É servidor de carreira, Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade, desde 2010. Tem experiência em bioquímica e biologia molecular, ABNT NBR ISO/IEC 17025, ABNT ISO 17034, laboratórios de ensaios biológicos, Sistemas de Gestão da Qualidade, e materiais de referência. Atualmente é Diretor da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav) do Inmetro.


     

    Valnei Smarçaro da Cunha

    Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Engenharia Química pela PEQ/COPPE/UFRJ. Realizou especialização no Instituto de Metrologia Francês e no Instituto Nacional de Tecnologia e Padrões dos Estados Unidos-NIST. De 2008 a 3/2019 atuou como chefe da Divisão de Metrologia Química e Térmica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-Inmetro. De 3/2019 a 4/2020 atuou como Diretor de Metrologia Científica e Tecnologia da Dimci/Inmetro. Possui experiência na área de Química e Engenharia Química. Em 2014 foi eleito chair do Chemical Metrology Working Group do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM).


     

    Rafael Feldmann Farias
    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado profissional em Metrologia e Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.  É pesquisador-tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), signatário autorizado do laboratório de pressão do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), colaborador da CE 26:020.02 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e expert cadastrado na International Electrotechnical Commission (IEC). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Instrumentação Odontológica e Médico-Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: esfigmomanômetro e termômetro clínicos.

  • Mais informações
    eventos@inmetro.gov.br

Medições para a saúde no Inmetro 4.0

De 20/05 até 21/05/2021
On-line
Plataforma Zoom