Notícias

articulação internacional

Inmetro e NIST, dos EUA, assinam cooperação técnica

Memorando prevê diálogo bilateral por meio de mais de 30 mecanismos de cooperação técnica, científica e de comércio exterior
Publicado em 14/01/2021 16h40
nist-inmetro.jpg

O Inmetro e o National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão congênere nos Estados Unidos, assinaram, na última semana (07/01), o Memorando de Entendimento entre as duas instituições, para desenvolvimento de projetos conjuntos. A Reunião virtual (Brasília e Gaithersburg, nos EUA) discutiu o extenso diálogo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos, por meio de mais de 30 mecanismos de cooperação técnica, científica e de comércio exterior. O Inmetro foi representado pelo presidente, Marcos Heleno Guerson e o NIST pelo seu diretor geral, Walter Copan.
 
“A parceria entre o NIST e o Inmetro é, sem dúvida, uma das histórias de maior sucesso na cooperação internacional em metrologia. Da mesma forma, gostaria de dizer aos nossos amigos do NIST que o Inmetro tem muitas outras propostas esperando uma oportunidade para nos engajarmos em futuros trabalhos colaborativos”, comentou Guerson.
 
Durante a assinatura do Memorando, alguns temas foram abordados com destaque, como a “colaboração do NIST e Inmetro e o papel do instituto na resposta à pandemia Covid-19” e “Metrologia: chave para a Prontidão, Resposta e Resiliência à Pandemia”. 
 
Na apresentação, Copan apontou Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Manufatura Avançada; Padrões de Segurança Cibernética; Caracterização de Novos Materiais; Biociências e Saúde; e Normas de Metrologia Física e Metrologia Elétrica Quântica como os temas-chave para uma colaboração estratégica bilateral para além de 2021.
 
O Ato de Cooperação Técnica entre as duas instituições tem validade de cinco anos a partir da data de assinatura, podendo ser alterado e prorrogado, por acordo prévio, entre os seus representantes legais.