Notícias

Ensaios de proficiência: Inmetro amplia reconhecimento internacional da ILAC

Fórum engloba os acreditadores de laboratórios de calibração e ensaios, inspeção e provedores de ensaio de proficiência em diversos países, como EUA e da Europa, entre outros.
Publicado em 14/09/2020 12h02 Atualizado em 14/09/2020 12h03
ilacinemtro.jpg

O Inmetro acaba de ampliar, por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), o escopo do Acordo de Reconhecimento Mútuo da ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation) para provedores de ensaios de proficiência, ferramenta indispensável para avaliar a competência técnica e aumentar a credibilidade dos resultados de suas medições nos países membros, como os Estados Unidos e da comunidade europeia, entre outros.

“Tal reconhecimento permitirá que os  provedores acreditados pela Cgcre possam utilizar a marca do MRA da ILAC, combinada com o símbolo de acreditação, e tenham seus  resultados válidos em todos os países signatários do acordo, ampliando sua atuação internacional”, resumiu  Aldoney Costa, Coordenador Geral da Cgcre.

O ILAC Mutual Recognition Arrangement (ILAC MRA) fornece suporte técnico para os programas de ensaios de proficiência dos organismos de avaliação de conformidade acreditados que, por sua vez, oferecem confiança na aceitação de serviços e resultados. Desta forma, o ILAC MRA promove o comércio internacional e a meta de livre comércio de “acreditado uma vez, aceito em qualquer lugar” pode ser realizada.