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FERROVIAS

Governo Federal firma parceria com mais uma universidade para realizar estudos voltados à implantação da Ferrogrão

Projeto prevê 933 quilômetros de estrada de ferro entre Sinop (MT) e o porto de Miritituba (PA)
Publicado em 07/01/2021 18h07

 

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), firmou uma parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para diagnosticar a capacidade do poder local de fazer a gestão do território nos municípios próximos à BR-163/MT/PA, região de implantação da Ferrogrão. A área abrange os municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, todos no Pará.

Projeto do Ministério da Infraestrutura (MInfra), a Ferrogrão terá 933 quilômetros de extensão, ligando o município de Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), e ampliando a capacidade de escoamento da produção de grãos pelo Arco Norte do país. Atualmente, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), a mais de dois mil quilômetros da origem.

“É o projeto de infraestrutura mais ambicioso da nossa história recente e com um potencial transformador para o agronegócio do Mato Grosso. A gente via criar uma competição com todo o sistema que leva aos portos do Sul e, assim, reduzir o valor do frete e, consequentemente, do custo Brasil”, explica Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.

A Ferrogrão foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio do Decreto nº 8.916/2016. O leilão da concessão tem previsão de publicação para este ano – estudos de viabilidade e as minutas de edital e contrato estão em avaliação no Tribunal de Contas da União (TCU). São previstos cerca de R$ 21,5 bilhões em investimentos.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

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