O Plano de Transformação Digital do Ministério da Infraestrutura tem como objetivo estabelecer um novo paradigma de prestação dos serviços públicos para o Setor de Infraestrutura de Transportes e de Serviços de Trânsito, com foco na criação de valor e melhoria da competitividade decorrentes do aprimoramento da qualidade dos serviços e da melhoria da experiência dos usuários.
Os principais referenciais estratégicos direcionadores para a elaboração do Plano foram:
- A Estratégia de Governo Digital, instituída pelo Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020;
- O Mapa Estratégico do Ministério da Infraestrutura para 2019-2022; e
- Os objetivos da governança da gestão de tecnologia da informação e comunicação da Política de Governança do Ministério da Infraestrutura, instituída pela Portaria MInfra nº 55/2021, de 25 de março de 2021;
O presente plano é integrado com as entidades vinculadas do Ministério da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Contribuíram todas as Secretarias e Subsecretarias do Ministério e as seguintes entidades vinculadas:
- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT;
- Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT;
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ;
- Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC;
O monitoramento e a avaliação do Plano de Transformação Digital 2020-2022 será realizado mensalmente, sob a responsabilidade da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação – SGETI, de acordo com a Metodologia de Gestão do Portfólio Estratégico do órgão.
|
|
Compõem o portfólio de projetos de Transformação Digital do MInfra para os anos 2021 e 2022, em consonância com os objetivos constantes da Estratégia de Governo Digital 2020-2022.
As ações referentes a cada projeto foram categorizadas em eixos, quais sejam:
- Transformação Digital de Serviços Públicos
- Interoperabilidade de sistemas
- Unificação de canais digitais
- Estruturante