Notícias

INFRAESTRUTURA

MInfra melhora índice de governança e se aproxima da meta para 2022

Dados foram apresentados durante reunião de avaliação para discutir o andamento de programas transversais
Publicado em 30/04/2021 19h48

Realizada nesta sexta-feira (30), a Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) Transversal trouxe uma boa notícia para o Ministério da Infraestrutura. Com investimento interno em ações de modernização e valorização de servidores, a pasta conseguiu melhorar seu índice de governança e se aproximar da meta prevista para 2022.

O Índice de Governança (iG Minfra) tem como objetivo medir a capacidade da pasta em entregar bons resultados à população, de forma eficiente e com riscos bem geridos. "Isso mostra método e disciplina na forma de acompanhar as ações, temos condições de aferir indicadores, metas bem claras e isso é transformador para a administração pública”, ressaltou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, que coordenou a reunião.

GESTÃO – A avaliação interna foi coordenada pela Assessoria Especial de Controle Interno e respondida pela própria assessoria e pelas unidades da Secretaria-Executiva responsáveis pelos processos de governança. Fazem parte do índice a governança de TI, de contratações e da gestão de pessoas da pasta.

Segundo o subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação, Fernando Coelho, foi possível atingir, em 2020, 73 pontos, aproximando a meta previstas para 2022, de 75 pontos. “Aproximamos no estágio mais avançado que é o estágio aprimorado”, explicou. O iG Minfra tem quatro resultados: inexpressivo (0% a 14,9%); inicial (15% a 39,9%); intermediário (40% a 69,9%); e avançado (70% a 100%).

REUNIÕES – Também foi feita uma avaliação estratégica e seus principais resultados para a sociedade em competitividade, segurança e satisfação. Além de concluir a análise de todos os 30 programas que passaram nas reuniões setoriais de Transportes Terrestres, Aviação Civil, Portos e Transportes Aquaviários.

A Governança da Gestão Estratégica do Ministério prevê, a cada trimestre, a realização de quatro RAEs setoriais e uma ministerial. As RAEs setoriais são: Transportes Terrestres, Aviação Civil, Portos e Transportes Aquaviários, além de uma para Programas Transversais.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Infraestrutura, Trânsito e Transportes