Notícias

FERROVIAS

MInfra e ANPTrilhos assinam acordo que fortalece transporte ferroviário de passageiros

Medida irá viabilizar o desenvolvimento de uma política estruturada para ampliar os investimentos privados
Publicado em 14/09/2020 18h44

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretária Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), assinou, nesta segunda-feira (14), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Nacional de Transportes de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O acordo vai permitir a discussão de possibilidades para viabilizar novas formas de negócio envolvendo o transporte ferroviário, com regularidade, conforto e segurança.

"O transporte ferroviário é uma das prioridades para o Governo Federal, pois entendemos a importância desse segmento para a economia do país. Conseguimos progredir nas renovações de concessões de ferrovias e na implantação de novas ferrovias para o transporte de cargas e queremos ampliar esses avanços também para o transporte de passageiros. Acreditamos que esse possa ser nosso maior legado nesta gestão” afirmou o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa.

Na solenidade, Costa ainda complementou que a malha ferroviária brasileira possui mais de 10 mil quilômetros ociosos ou com baixa utilização para o transporte de carga. “Essa malha poderá ser usada eventualmente para o transporte de passageiros, inclusive em rotas turísticas. Desta forma, estamos elaborando um plano robusto e moderno para identificar os principais corredores de ferrovias e viabilizar economicamente sua operação. Estamos planejando uma política de estado para gerar benefícios para a sociedade”, ressaltou.

Por meio do acordo, serão articulados esforços para a implementação de medidas para a capacitação dos servidores do MInfra e das entidades vinculadas, o compartilhamento de informações, estudos, projetos e dados entre os membros; a produção de material para divulgação da parceria e projetos de desenvolvimento conjuntos em assuntos relacionados ao transporte ferroviário. Além disso, será viabilizado o apoio técnico para elaboração do documento norteador da Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros e do Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros.

 

Crédito: Ricardo Botelho/MInfra

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Infraestrutura, Trânsito e Transportes