Notícias

INTEGRIDADE

Radar Anticorrupção altera cultura e mostra eficiência do Ministério da Infraestrutura

Palestras do 3º circuito tiveram como objetivo da troca de experiência entre servidores do MInfra e do Tribunal de Contas da União (TCU)
Publicado em 22/11/2021 19h57 Atualizado em 22/11/2021 19h58
Secretário-executivo abre o 3º Circuito Radar Anticorrupção

Crédito: Camila Andrade/MInfra

Criado em 2019, o programa Radar Anticorrupção tem ajudado a mudar a forma de o Ministério da Infraestrutura atuar na agenda da integridade, disse o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (22), durante a abertura do 3º Circuito Radar Anticorrupção, que trouxe para os servidores do MInfra a experiência de especialistas do Tribunal de Contas da União (TCU) no tema.

“A gente fica muito satisfeito em ver a cultura do ministério sendo transformada, é uma atividade consistente e perene que vem sendo feita pela Subsecretaria de Integridade e Conformidade”, disse Sampaio. O evento faz parte das ações do MInfra em compromisso com a prevenção a fraudes e apurações preliminares relacionadas a situações de corrupção, conflito de interesse, nepotismo, enriquecimento ilícito e outras irregularidades dentro da pasta.

A Subsecretaria de Conformidade e Integridade ao todo já tratou 629 denúncias e 807 análises de integridade. Desde 2019, foram analisados mais de 2mil processos relacionais a temática de integridade no âmbito do MInfra.  

PARTICIPAÇÃO – Participaram da 3° edição do Circuito Radar Anticorrupção os auditores do TCU Luiz Fernando Ururahy de Souza, Manoel Moreira de Souza Neto, Rafael Di Bello e Rherman Radicchi Teixeira Vieira, que são especialistas em infraestrutura e receberam certificados do MInfra como reconhecimento pelos seus trabalhos.

“Promover uma atividade de capacitação, assim como todas as iniciativas que a subsecretaria vem promovendo, mostra exatamente como nós somos efetivos e eficientes nessa temática hoje”, disse a subsecretaria de Conformidade e Integridade do MInfra, Fernanda Costa de Oliveira.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Infraestrutura, Trânsito e Transportes