Língua Portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos
Sobre o cursoO curso Lato Sensu “Língua Portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos” oferece subsídios teórico-metodológicos a professores e profissionais que atuam ou pretendem atuar com surdos, com disciplinas que abordam a educação bilíngue, estratégias de leitura e de escrita em língua portuguesa como L2, literatura e formação do leitor, gêneros textuais digitais, elaboração de material didático específico para esses aprendizes, entre outras que contribuam para a formação profissional. Com duração prevista de 18 meses, em modalidade presencial, o curso dispõe de aulas duas vezes na semana (terças e quintas-feiras, das 18h às 22h) e é destinado a graduados em Letras, Pedagogia ou qualquer área da Educação, Licenciaturas, Fonoaudiologia, Comunicação, e outras áreas afins. O curso pretende preparar profissionais para trabalharem a língua portuguesa como segunda língua, propiciando condições de especialização para a aquisição de práxis pedagógica adequada às especificidades do aluno surdo, tendo condições de elaborar estratégias pedagógicas diferenciadas, consoante à condição linguística bilíngue do aluno surdo, de modo a garantir seu acesso aos conhecimentos, fornecendo-lhe meios adequados, a fim de que possa se desenvolver social e academicamente. O curso nasceu do esforço conjunto de professores de Língua Portuguesa de dois Departamentos do INES: o DEBASI (Departamento de Educação Básica), que constitui o Colégio de Aplicação, e o DESU (Departamento de Ensino Superior), que contempla três pilares imprescindíveis dentro da perspectiva educacional bilíngue: ensino, pesquisa e extensão. Conta com um corpo docente formado predominante por doutores, um corpo técnico-administrativo formado por pessoal capacitado para atuar nas atividades administrativas, e por intérpretes, que atuam em salas de aula, em grupos de pesquisa e de extensão. As pesquisas dos professores envolvidos se concentram em cinco linhas principais de investigação e atuação:
Essas linhas desenvolvem-se em termos de pesquisa e docência, como pode se observar nas disciplinas do curso, nos grupos de pesquisa desses Departamentos e em suas ações de difusão do conhecimento.
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