Sobre o curso
O curso de pós-graduação lato sensu "Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos" pretende formar profissionais com uma reflexão além das atuais propostas para a educação de surdos no Brasil. Pós-graduação diferenciada com aulas ofertadas exclusivamente em Libras, tem como prioridade trazer as contribuições e reflexões acadêmicas de professores surdos e não-surdos do INES e de outras instituições parceiras.
Compartilhamos alguns questionamentos que impulsionaram o surgimento do curso e instigam professores e futuros alunos como pontos de partida:
- > Como e sob que aspectos e práticas cotidianas vem sendo ancorada a ideia de cultura e identidade surdas, propagada atualmente pelas organizações não-governamentais e movimentos sociais de pessoas surdas?
- > Para além da questão linguística que se coloca, que outros aspectos aparecem como critérios de pertencimento à “comunidade de surdos”?
- > Como as lutas discursivas que envolvem valores, estilos de vida e visões de mundo concorrentes vêm ganhando visibilidade e sendo reforçadas pelas lideranças desse movimento?
- > Sob que aspectos podemos pensar que há, no caso brasileiro, descontinuidades nesse movimento?
- > Como o governo, através do INES, vem atendendo às demandas dos surdos por políticas educacionais que incluam, em definitivo, a LIBRAS como a primeira língua da criança e do jovem surdo?
- > De que modo as transformações que se impõem podem fazer emergir novas ressignificações da surdez, não só para os surdos propriamente, mas também para os ouvintes?
- > Considerando a heterogeneidade como implícita nas relações sociais, de que modo podemos pensar uma prática pedagógica que efetivamente incorpore a diversidade cultural presente na sala de aula?
Nesse processo, a interculturalidade se apresenta como uma possibilidade de compreendermos a complexidade do processo educativo em diferentes dispositivos sociais como a escola, o trabalho, a religião, as etnias indígenas, os quilombolas, dentre outros.
Dessa forma, o Curso de Especialização "Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos" procura explorar diferentes aspectos culturais, identitários e subjetivos da educação de surdos através do protagonismo surdo, considerando os aspectos teóricos acima destacados. Para atingir esse objetivo, pensamos a interculturalidade e a descolonização como conceitos-chave que devem ser entendidos não só pelo ponto de vista das práticas educativas dirigidas aos alunos surdos, como também serem refletidos criticamente na formação de docentes e tradutores/intérpretes de LIBRAS-Português.
Objetivos do curso
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Promover uma formação com um protagonismo de professores surdos com valorização da LIBRAS como L1;
Ampliar a reflexão no campo da pedagogia que aponte para a relevância dos aspectos interculturais implicados na educação de Surdos;
Repensar conceitos como cultura, identidade, língua e transversalidade curricular a partir de uma perspectiva Surda;
Refletir conceitualmente sobre o aspecto colonizador que envolve a educação de surdos e repensar novas propostas a partir da interculturalidade;
Ressignificar a importância da preparação de tradutores/intérpretes de LIBRAS-Português, tomando por base o viés intercultural e suas implicações na prática desse profissional;
Formar profissionais para atuar dentro dessa abordagem e;
Fomentar a divulgação científica através da pesquisa e produção de artigos.
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Público-alvo
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O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos” destina-se a graduados em qualquer área de conhecimento e com domínio da Língua Brasileira de Sinais.
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Modalidade |
O Curso é presencial e será realizado nas dependências físicas do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
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Duração
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O Curso tem duração de 400 horas, distribuídas em 18 meses.
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Número de vagas
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Serão oferecidas 30 vagas, sendo 50% das vagas garantidas para candidatos surdos e outras 50% para candidatos não surdos, ambos fluentes em LIBRAS.
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► Cronograma de aulas (em breve)
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