NOSS

Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo
Publicado em 19/11/2021 14h23 Atualizado em 19/11/2021 14h49

O NOSS- Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo é um “programa de Acessibilidade e Educação em Saúde”, cuja missão é elaborar, planejar, desenvolver, monitorar e avaliar projetos, ações, atividades, visando à acessibilidade do surdo na Saúde. Para tal desenvolvemos ações de ensino, pesquisa e extensão, numa abordagem sociocultural e bilíngue, voltadas: · à acessibilidade ao conhecimento em saúde para os surdos, como ensino não formal, e aos conhecimentos de LIBRAS e de Língua Portuguesa envolvidos nas atividades; · à acessibilidade ao conhecimento para pais/familiares dos alunos do CAp-INES no sentido de contribuir na formação humana do aluno e na relação pais-filhos; · às ações colaborativas nos casos especiais de alunos do CAp-INES junto aos demais profissionais do DEBASI envolvidos no caso; · à formação/capacitação de estudantes e profissionais das áreas da educação, da sáude e áreas afins, que visam contribuir na melhoria do atendimento escolar e no atendimento ambulatorial especializado para surdos; · à busca de parceiros para contribuir na efetivação do atendimento ambulatorial ao surdo e na acessibilidade na área da saúde; · à produção e disseminação de conhecimentos, desenvolvendo estudos e pesquisas, bem como elaborando materiais didáticos e informativos na área da educação em Saúde.

O público-alvo do núcleo é bem diversificado. São alunos e ex-alunos do CAp-INES e do DESU- Departamento de Ensino Superior, surdos da comunidade em geral, familiares dos alunos do CAp-INES, estudantes e profissionais surdos e ouvintes da educação e da saúde e áreas afins,  brasileiros e estrangeiros. O perfil dos surdos atendidos varia em seu desempenho linguístico em LIBRAS e LP. Consiste em surdos bilíngues, usuários de LP ou de LIBRAS, usuários de gestos naturais, múltiplas deficiências e surdez, o que demanda ações pedagógicas, instrumentos e estratégias diferenciadas.

O NOSS foi criado ao final de 2004, e referendado pela portaria interna nº102 de 19/05 /2005, na gestão da Profª Stny Basilio, porém sua origem data de 1994, a partir da Criação do Projeto “Oficinas de Saúde”, referendado em portaria interna nº108 de 24/05/1996. Este projeto foi criado pelas Professoras Regina Célia e Maria de Fatima, em atendimento à demanda dos alunos associado ao expertise das professoras construído durante a participação, por 5 anos, no Projeto Ciranda da Ciência. Este consistia num projeto de pré- iniciação científica, promovido pela Fundação Roberto Marinho e Hoescht do Brasil, para alunos de 2º segmento do Ensino Fundamental. Na década de 90 vivia-se um contexto onde a aids se proliferava progressivamente entre os jovens, logo o tema escolhido e desenvolvido pelos alunos sob a orientação das referidas professoras em 1993 foi “A Sexualidade dos jovens surdos e a aids”.

O NOSS pertence ao DEBASI, Departamento de Educação Básica, e localiza-se na sala 310, no 3º andar do prédio central.  O espaço do Núcleo contém três ambientes, uma área de leitura, lazer e recreação para as crianças, onde tem diversos brinquedos e livros; uma área para atividades didáticas/dinâmicas de grupo, onde tem cadeiras, computadores, TV e livros e uma área de gestão administrativa e  para a realização de atendimento reservado (anonimato) ao público.