NEA

Núcleo de Estudos Avançados
Publicado em 19/11/2021 14h22 Atualizado em 20/11/2021 06h31

O Curso Pré-Vestibular do INES -pioneiro na educação de surdos, surgiu em 2003, em função do interesse dos alunos do 3º ano do Colégio de Aplicação do INES em prosseguir os estudos, cursar uma universidade e ascender socialmente. Assim, obter um ensino e aprendizagem que respeite as suas peculiaridades e o habilite a superar as dificuldades nos exames de seleção vestibular e concursos afins. O NEA–Núcleo de Estudos de Avançados de Atendimento aos Alunos -foi criado em 2007, por meio da Portaria de nº185de 06 de novembro de 2007, para legalizar o Projeto Político de Ação Pedagógica, regulamentando a sua atuação, devido à demanda de alunos do 3º ano do CAP/INES, dos egressos e da comunidade.

O NEA tem por objetivo, promover uma ação educativa fundamentada em princípios éticos, humanos e democráticos, valorizando toda a produção do aluno ao apropriar-se dos conhecimentos necessários, para que se possa inserir e agir de forma consciente e cidadã no mundo em que vive. Assim, também, atender as pessoas surdas do INES e da comunidade com interesse em adquirir conhecimento; continuar os estudos; ter autonomia na aprendizagem; obter desempenho satisfatório no ensino superior, na vida social e profissional.

Quanto ao público-alvo, o NEA atende os alunos do 3º ano do CAP-INES, egressos e da comunidade. Funciona, semanalmente, no noturno, de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 17h50 às 22h10. Pode ser contactado presencialmente ou pelo e-mail: prevestibularines@gmail.com. O NEA está situado no segundo andar do prédio principal, na sala 201, ao lado da sala da coordenação, para melhor atendimento ao aluno.

O NEA/Pré-Vestibular tem a função de fazer uma revisão dos doze anos de estudos, em um ou dois anos; partindo do pressuposto que alguns conteúdos relevantes, para o desenvolvimento da aprendizagem, deixaram de ser vistos, por razões diversas, pelos alunos especialmente os egressos de escolas públicas. O Núcleo busca aprimorar o conhecimento adquirido pelo aluno no Ensino Médio, direcionando-o para as questões mais exploradas nos exames de seleção vestibular e concursos afins das diferentes instituições de ensino. Além disso, o NEA oferece oficinas de Língua Portuguesa escrita (L2) e de Matemática para os alunos, no contraturno, sempre que necessitem de atendimento especial e tenham disponibilidade de horário. É um trabalho árduo, desafiador e um exercício de democracia, onde se busca melhorar a autoestima do aluno. Ademais, o NEA, certamente, contribuiu para a dar origem à Faculdade de Pedagogia do INES; hoje, Departamento de Ensino Superior (DESU), porque as primeiras turmas inclusivas se formaram dois anos após a criação do Pré-Vestibular com percentual considerável desses alunos. O princípio norteador desse estudo é o sócio-interacionismo–professor e aluno interagem, negociam e constroem coletivamente o conhecimento. Essas relações interativas ocorrem por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa (bilinguismo). Quanto as atividades, faz-se uso de recursos diversos -aula expositiva; trabalho em grupo, atividade individualizada; exercícios; simulados modelo ENEM e outros; provas de concursos afins; oficinas; uso de recursos educacionais digitais – aulas on-line, vídeos, sites, dentre outros. O NEA –Curso Pré-Vestibular está subordinado ao Departamento de Educação Básica (DEBASI) em função de sua especificidade.