DIDAPS

Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda
Atualizado em 19/11/2021 14h46

O Núcleo de Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda (DIDAPS) foi criado através da portaria 249 de 30 de outubro de 2020, após a aprovação do Conselho Diretor no dia 22/10/2020. O núcleo foi criado com o propósito de colaborar na organização e desenvolvimento de materiais bilíngues e disponibilizá-los, através da internet, para todos que tiverem interesse.

Os objetivos do núcleo são: reunir os materiais produzidos pelos professores, divulgando-os no site. Estimular a publicação de atividades realizadas no Instituto, tais como projetos dos professores, oficinas, sinalários, videolivros com contação de histórias em Libras, atividades lúdico-pedagógicas, eventos festivos, eventos escolares, exposições, feiras de ciências, visitação a espaços culturais, aulas digitais, videoaulas bilíngues, materiais impressos em Língua Portuguesa e outros. Colaborar na organização, desenvolvimento e estruturação dos materiais produzidos no Instituto.

O público-alvo são os alunos do Instituto, pois, os materiais organizados e, também os produzidos pelo núcleo podem ser utilizados por eles, beneficiando-os diretamente. Uma vez que muitos materiais serão disponibilizados em ambiente virtual, esperamos beneficiar, também, alunos e professores de todo o Brasil, podendo atingir um número imenso de pessoas. Além disso, os servidores que participarem do núcleo serão beneficiários diretos na aquisição de novos conhecimentos através das capacitações oferecidas.

O Núcleo DIDAPS funciona na sala 311 do prédio principal e pode ser contactado presencialmente ou pelo e-mail: didaps@ines.gov.br 

A função do núcleo é organizar os materiais produzidos pelos professores, e produzir, com o apoio Institucional, materiais bilíngues que focarão os estudantes surdos da educação básica. Suas atividades são: · Criar, coordenar e organizar grupos de trabalho para desenvolver tarefas em busca de objetivos previamente definidos. · Convidar, encorajar, coordenar e acompanhar a produção ou o aprimoramento de materiais didáticos e paradidáticos produzidos nos setores, divisões e núcleos, levantando alternativas de soluções para as fragilidades detectadas. · Oferecer capacitação na metodologia de trabalho adotada pelo núcleo DIDAPS ou na área de produção de materiais didáticos de maneira geral. · Através do Multimeios, apoiar o Instituto e os professores na editoração eletrônica de recursos visuais pedagógicos, na criação de banners virtuais de divulgação de eventos educativos, artísticos e culturais, sob demanda.

O Núcleo trabalha atendendo solicitações da Direção do DEBASI e, também, solicitações feitas diretamente pelos servidores. Pode trabalhar com editais de chamada ou de forma individualizada com os servidores interessados. Está subordinado ao Departamento de Educação Básica e atende desde a Educação infantil até o Ensino Médio e a todos os setores deste departamento, sob demanda.