Noturno

Publicado em 03/12/2021 07h37

O Serviço de Ensino Fundamental 1º Segmento atende, no turno Noturno, os alunos surdos a partir de 16 anos, com as disciplinas da Base Nacional Comum e a disciplina LIBRAS. Neste segmento são adotadas estratégias adequadas para atender adultos jovens, de acordo com os interesses de sua faixa etária.

Os jovens e adultos matriculados nos primeiros anos escolares do Ensino Fundamental Noturno (1º ao 5º ano) apresentam características muito específicas. Em geral, esse aluno é aquele que nunca freqüentou a escola, ou por algum tipo de dificuldade, suspendeu o percurso escolar na infância e retorna ao estudo, pouco ou muito tempo depois, para concluir a tarefa interrompida. Dessa forma, é adequado que se pense uma proposta curricular diferenciada, que atenda às demandas específicas dessa população, sem, entretanto, deixar de cumprir a base curricular estabelecida para o Ensino Fundamental. Assim, como no Ensino Fundamental oferecido nos turnos diurnos, o currículo do primeiro segmento do Ensino Fundamental Noturno compõe-se de cinco disciplinas regulares na Base Nacional Comum (Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Artes) e uma na parte diversificada (LIBRAS). A prática pedagógica, por sua vez, é organizada de forma diferenciada de modo a fazer frente às demandas específicas desse grupo de alunos.

O programa de ensino é distribuído em cinco níveis de aprendizagem, 1º ao 5º ano. O principal objetivo estabelecido para o processo de ensino e aprendizagem da língua é o desenvolvimento da competência discursiva em LIBRAS de modo a favorecer o acesso e a participação do indivíduo no mundo, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

O currículo do 2º segmento do Ensino Fundamental Noturno (6º ao 9º ano) corresponde ao praticado no Ensino Fundamental diurno nesta Instituição. A grade curricular compõe-se de disciplinas regulares em número de nove, sendo sete na Base Nacional Comum (Língua Portuguesa / Literatura Brasileira, Artes, Educação Física, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Biologia) e uma na Parte Diversificada (LIBRAS).