Educação infantil

Serviço de Educação Infantil (SEDIN)
Publicado em 19/11/2021 11h05 Atualizado em 25/11/2021 13h35

No Serviço de Educação infantil (SEDIN) todo o trabalho é realizado em equipe, com a atuação de profissionais de diferentes áreas visando atingir objetivos elencados na BNCC e baseados nos eixos estruturantes: interações e brincadeiras. O Serviço de Educação Infantil possui dois segmentos:

 

PRIMEIRO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Turmas EI1, EI2 e EI3

O atendimento para crianças surdas, na faixa etária de 0 a 3 anos, é oferecido   como  o primeiro segmento da Educação Infantil. No INES este atendimento  tem  caráter eminentemente pedagógico e é o início e o fundamento do processo educacional. O atendimento pedagógico segue as mesmas diretrizes do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com um enfoque maior para a área da linguagem. A criança que adquire uma língua amplia seu mundo, podendo interagir dentro de seus grupos, desenvolvendo potencialidades por meio da elaboração e expressão de seus pensamentos e emoções, criando uma imagem positiva de si e atuando de forma cada vez mais independente.

No  EI1  (0-1ano e 11 meses), a família é valorizada como o primeiro grupo social da criança surda e é apoiada e orientada sobre a surdez e as potencialidades .A criança é atendida individualmente, na presença da mãe ou de um adulto da família, duas vezes por semana. No EI2 e EI3, os alunos são agrupados de acordo com a faixa etária .

 

SEGUNDO O SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ-ESCOLA - Turmas EI4 e EI5

Este segmento da Educação Infantil denominado Pré escola  atende crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, em grupos, nos níveis EI4 e EI5.

O planejamento das atividades desenvolvidas na Educação Infantil (primeiro e segundo segmentos) possui intencionalidade educativa e visa facilitar o desenvolvimento integral do aluno, levando em conta suas necessidades e interesses. Nesta etapa o trabalho pedagógico requer um envolvimento com campos de experiências, considerando experiências concretas e reconhecendo  que os primeiros os anos da vida são fundamentais  para seu desenvolvimento físico, social, emocional e mental.  É necessário, também, ter atenção para formação das estruturas cognitivas fundamentais para a aprendizagem e a capacidade de continuar aprendendo.

 As atividades pedagógica têm a intencionalidade e se constituem num arranjo curricular de situações de aprendizagem interligadas nas diferentes áreas de conhecimento. As atividades em grupo aumentam a riqueza da interação, onde a criança aprende com os pares e os adultos.  A repetição da atividade é muito importante para a criança pré escolar surda, proporcionando a ela uma maior consistência do aprendizado.  Nesta fase, usam-se muito os diferentes tipos de jogos, que são facilitadores para a compreensão de regras, despertam a atenção e a aquisição de novos conceitos.

Além das atividades pedagógicas com o professor regente, os alunos também têm outros atendimentos:

  • LIBRAS: Quanto mais cedo se expõe a criança a uma língua, melhor será sua competência em relação à mesma, facilitando, também, a construção de conceitos. Na Educação Infantil, a LIBRAS é trabalhada pelo professor de Libras e  visa levar as crianças a uma compreensão do mundo através da sua primeira língua o mais cedo possível, refletindo-se esta exposição de modo positivo em seu desenvolvimento.
  • OFICINA DE LITERATURA: As histórias infantis trazem para a criança um mundo infinito, proporcionando a introdução de novos conceitos. É na escolha da melhor história, de acordo com a faixa etária da criança, que o trabalho desenvolvido nessa oficina se estrutura. Possibilita trabalhar a exploração de vocabulário e proporciona uma avaliação daquilo que foi apreendido pela criança, através de dramatizações, de desenhos produzidos, etc. Este trabalho é  feito em LIBRAS.
  • ARTES: Com a atenção voltada para a aquisição da Língua Portuguesa em sua modalidade escrita, um dos objetivos desta atividade é que a criança tenha contato direto com o texto escrito. Através de histórias, criadas a partir de temas desenvolvidos em sala de aula, faz uma relação entre a escrita e as histórias,  explorando seus conteúdos com técnicas de trabalhos em Artes plásticas.
  • EDUCAÇÃO FÍSICA: A criança adquire seus primeiros conhecimentos através do próprio corpo. Reconhecer e utilizar suas possibilidades traz imenso prazer. A Educação Física, através do jogo simbólico, busca explorar o corpo em movimento, a relação da criança com os outros, com os objetos e com o espaço que a cerca. Nesta atividade, valoriza-se tanto as potencialidades da criança quanto se estimula a criatividade.

 

Na Educação Infantil avaliar significa refletir sobre todo o processo ensino-aprendizagem. Adotando esta postura, os professores podem modificar o seu trabalho de forma positiva e perceber com mais clareza o aluno, reavaliando e revendo seu planejamento, para que desenvolva melhor seus potenciais.