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Composição

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Atualizado em 08/07/2022 11h11
  • Direção-Geral
    • Direção-Geral do INES

  • Departamento de Planejamento e Administração - DEPA
    • De caráter gerencial e estrutural, o Departamento de Planejamento e Administração (DEPA) coordena o funcionamento físico e administrativo do INES, assegurando a eficiência, a eficácia e a efetividade da ação institucional e promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados a fim de facilitar o acesso do cidadão a suas instâncias administrativas. Esta área busca dotar a instituição e em particular seus quadros dirigentes de um sistema de gerenciamento mais adequado ao cumprimento dos objetivos estratégicos do instituto, incluindo a manutenção de suas instalações físicas e de seu quadro funcional, entre outras atribuições.

      A(o) Departamento de Planejamento e Administração - DEPA compete:

      Abrangência:

      • Gestão de pessoas
      • Execução orçamentária e financeira
      • Patrimônio
      • Serviços gerais
      • Compras
      • Licitações e contratos
      • Almoxarifado
      • Nutrição
  • Departamento de Educação Básica - DEBASI
    • A educação básica do INES compreende ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Educação Básica em parceria com servidores dos demais departamentos do Instituto, além da interlocução/parceria com outras instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de promover uma educação para além da mera transmissão de conteúdos. Assim, tendo a sala de aula e o processo de ensino/aprendizagem dos alunos como ponto de partida e chegada, desenvolve encontros de formação, aulas-passeio, atividades externas, cursos de curta duração, oficinas transdisciplinares, entre outras propostas, no intuito de ampliar modos de ser, pensar, agir de nossos estudantes. O ofício docente, na Educação Básica, é compreendido em uma dimensão plural, integrando arte, linguagem, matemática, ciências naturais, cultura surda e, em especial, língua de sinais e o compromisso ético e político da afirmação dos estudantes como potência e da ampliação de seus saberes e ainda não saberes. Investe na construção coletiva de uma educação bilíngue de surdos, tendo como norte as contribuições da pedagogia visual e surda. Como contribuição social com outras redes e docentes, oferece atividades, encontros e eventos de formação onde partilha práticas e experiências vividas no bojo do Colégio de Aplicação.

      Colégio de Aplicação (CAp-INES)

      O Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp-INES), sob responsabilidade do Departamento de Educação Básica (DEBASI), oferece atendimento a crianças, adolescentes e adultos surdos, nos seguintes segmentos da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O CAp-INES funciona em três turnos (manhã, tarde e noite), oferecendo aos alunos o ensino regular numa proposta bilíngue, sendo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) considerada a primeira língua e a língua de instrução no currículo da instituição e a Língua Portuguesa como segunda língua, nas modalidades de leitura e escrita, objetivando levar o aluno a alcançar competência comunicativa. O colégio possui, também, o Centro de Atendimento Alternativo Florescer - CAAF e o Núcleo de Estudos Avançados – Pré-vestibular.

      EDUCAÇÃO INFANTIL

      A Educação Infantil, em seu caráter pedagógico, é a primeira fase da educação básica, estabelecendo, desta forma, fundamentos para os níveis seguintes de escolarização. Nesta fase escolar, a criança surda utiliza diferentes modalidades linguísticas, encontrando subsídios para acompanhar de forma mais efetiva o conteúdo curricular, através da comunicação oral, visual, de gestos naturais e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A escola proporciona ao surdo uma maior compreensão do mundo e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. A proposta pedagógica está baseada na concepção teórica sociointeracionista, enfatizando a importância do lúdico e do brincar no desenvolvimento infantil, e a proposta educacional para esta fase está fundamentada nas etapas do desenvolvimento infantil e na relação da criança com o social, oferecendo-lhe vivências onde a fantasia e a imaginação são condições ideais para o processo de aprendizagem. O envolvimento e a participação da família são fundamentais nesta etapa, estabelecendo-se uma parceria permanente.

      O projeto pedagógico organiza-se em torno de três eixos: Conhecimento de Mundo, Cultura Surda e Formação Pessoal e Social do Sujeito Surdo. Tanto as crianças surdas na Educação Precoce quanto as da pré-escola têm oportunidade de participar de experiências não apenas lúdicas, mas também pedagógicas, por meio de ações e propostas transdisciplinares, envolvendo Natureza e Sociedade, Matemática e Linguagem, em suas várias modalidades de expressão. As experiências lúdicas planejadas para essa faixa etária permitem que as crianças adquiram, gradativamente, sua identidade e desenvolvam uma autonomia relativa que lhe permitirá apreender o mundo a partir de um maior domínio de seu corpo e de novas interações, através da ampliação de seus espaços sociais. Nessa etapa, assume importante papel o diálogo e a orientação aos familiares da criança surda.

      ENSINO FUNDAMENTAL

      No INES, o Ensino Fundamental compreende nove níveis escolares, 1º ao 9º ano, que são desenvolvidos em dois serviços: Serviço de Ensino Fundamental 1 (SEF1) e Serviço de Ensino Fundamental 2 (SEF2).

      Segundo uma abordagem sociointeracionista da aprendizagem, o conhecimento é construído pela interação de aprendizes e pares, no esforço conjunto de resolução de situações-problemas e pelo movimento de perguntar-se sobre si e sobre o mundo, sempre valorizando a identidade surda. Libras é língua de instrução, comunicação e identidade, e também se busca construir competência comunicativa no uso da Língua Portuguesa como segunda língua – leitura e escrita, por meio da articulação do conhecimento de mundo com o conhecimento de organização textual. Os demais conteúdos, em geral, são trabalhados de modo transdisciplinar, segundo temas geradores numa perspectiva freireana.

      ENSINO MÉDIO

      O Ensino Médio recebe os alunos após o término do Ensino Fundamental, dando continuidade ao conteúdo trabalhado nas disciplinas. Funciona em três turnos, visando atender às necessidades das famílias e dos alunos já inseridos no mercado de trabalho. A grade curricular do Ensino Médio compõe-se das disciplinas da Base Nacional Comum e tem a Língua Inglesa e Língua Espanhola na parte diversificada. Como nos demais segmentos, a proposta de trabalho está vinculada ao projeto político pedagógico do Colégio de Aplicação, seguindo, igualmente, os pressupostos da abordagem sociointeracionista, articulando o tratamento curricular por área de ensino ao estabelecimento de relações transdisciplinares e ao trabalho com temas transversais. Visa à ampliação do repertório dos alunos, tanto do ponto de vista do conhecimento, quanto da arte e da cultura, promovendo, assim, inserção social e a produção de um olhar crítico sobre o mundo e as relações vividas.

  • Departamento de Ensino Superior - DESU
    • O INES é uma instituição federal de ensino habilitada à oferta de Educação Superior (ensino, pesquisa e extensão). Assim, o Departamento de Ensino Superior (DESU) o INES tem como objetivo central promover a formação, a qualificação e a educação continuada em uma perspectiva bilíngue, por meio da oferta de cursos de graduação e de pós-graduação, bem como de programas de pesquisa e extensão, a fim de preparar profissionais com competência científica, social, política, linguística e técnica, habilitados à eficiente atuação profissional, observada a área de formação.

      No Ensino Superior do INES são admitidos, desde que aprovados em processo seletivo, candidatos habilitados surdos e não surdos, devendo todos apresentar suficiente fluência em Língua Brasileira de Sinais. A Libras é a língua de instrução do curso. Todos os docentes devem fazer o curso completo ofertado pelo INES, e o instituto conta com Tradutores e Intérpretes de Libras / Português concursados que atuam em todas as atividades do DESU. Todos os cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem em seus processos seletivos 50% das vagas garantidas para candidatos surdos e outras 50% para candidatos não surdos. Para cada turma dos cursos de pós-graduação são oferecidas 40 vagas.

      Graduação: Licenciatura em Pedagogia

      O curso bilíngue de licenciatura em pedagogia, ofertado pelo INES desde 2006, é uma experiência pioneira na América Latina, tendo a Libras como a principal língua de instrução em sala de aula (além da Língua Portuguesa, por meio de materiais textuais), com reserva igualitária de vagas para alunos surdos e ouvintes.

      O curso tem como objetivo formar pedagogas e pedagogos, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural, para atuar na área da docência (educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental), na gestão educacional e na educação em espaços não escolares. Anualmente são ofertadas 60 vagas, sendo metade reservada exclusivamente para alunos surdos e outra para alunos não surdos. O acesso é realizado através de processo seletivo próprio, que leva em consideração as especificidades linguísticas dos surdos, com banca avaliadora especializada no tema. No caso dos alunos não surdos, é exigido que possuam o nível básico da LIBRAS.

      EAD

      O curso de pedagogia – licenciatura (EaD) do INES, a partir da parceria com instituições de ensino superior que sediam os polos de apoio presencial em diferentes regiões do Brasil, objetiva formar professores/as e gestores/as educacionais, surdos/as e não-surdos/as, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão escolar em espaços não formais. Com isso, pretende-se contribuir para a expansão do ensino superior público,
      gratuito e de qualidade voltado para a comunidade surda no Brasil.

      Pós-Graduação

      Como um desdobramento quase natural da atuação do INES no campo da educação de surdos e de seu curso de ensino superior, o DESU passou a oferecer aos profissionais de educação e demais interessados na área, também, cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Em 2018 foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a proposta do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do INES. O intuito é formar profissionais para atuarem na área de Educação Bilíngue para Surdos, em seus múltiplos desdobramentos nas áreas de Educação, Educação Especial, Letras/Linguística e Artes, evidenciando o caráter interdisciplinar que constitui historicamente o campo.

      Pesquisa e Extensão

      O DESU conta com atividades de iniciação científica e de extensão que complementam a formação acadêmica de seus alunos, através das quais se pretende suscitar o espírito crítico, a criatividade e a possibilidade de construção contínua do conhecimento, notadamente na área da surdez. O departamento promove e realiza pesquisas no escopo de sua missão, assim como propõe critérios e procedimentos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e tecnologia relacionadas à surdez. Além disso, busca ampliar o acesso dos alunos de professores a publicações atualizadas.

      Extensão, aqui, deve ser entendida como uma atividade acadêmica que interage com os processos de ensino e pesquisa, de modo a contribuir com a formação dos estudantes e estender à sociedade os resultados de seu trabalho acadêmico. Desta forma, é papel também do DESU desenvolver a extensão aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. 

  • Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico - DDHCT
    • O Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico – DDHCT é um dos quatro departamentos que compõem a estrutura funcional do INES. As atribuições regimentais do DDHCT abrangem o desenvolvimento humano em uma perspectiva ampla. Igualmente, promovemos a realização de estudos e pesquisas realizados em diferentes áreas, que resultam na publicação de artigos em periódicos e na apresentação de trabalhos em eventos científicos. No campo tecnológico, promovemos a ampliação e difusão de conhecimentos relativos à educação de surdos, buscando o aprimoramento de instrumentos de capacitação, com vistas à inovação e a elaboração de estratégias de ensino no campo da educação de surdos.

      Contato
      • Tel: (21) 2285-7284
      • e-mail: ddhct@ines.gov.br


      Conheça abaixo os setores que compõem o DDHCT.

       

       

      COPET  - Coordenação de Projetos Educacionais e Tecnológicos 

       
      Dentre as suas atribuições estratégicas, destacam-se: o fomento a realização de estudos e pesquisas que objetivem a sistematização e a produção de novos conhecimentos para o atendimento ao surdo; a expansão e melhora da qualidade das atividades de cooperação técnica com as organizações governamentais ou não governamentais que atendam a surdos; a promoção de atividades de intercâmbio cultural, científico e pedagógico, visando a oferecer suporte técnico necessário à implementação de projetos educacionais e tecnológicos na área da surdez. Além disso, procura expandir, quantitativa e qualitativamente, as ações para o desenvolvimento, a capacitação e a formação de recursos humanos.
       
      Essa coordenação é formada pelas seguintes divisões:
       
      DIESP - Divisão de Estudos e Pesquisas
      DICTE - Divisão de Cooperação Técnica 
      DFCRH - Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos
      DIAU - Divisão de Audiologia
       
      E pelos seguintes projetos:
      Biblioteca, Acervo, Estúdio e Setor de Tradução (LIBRAS/Português).
       
       

       

      DIESP - Divisão de Estudos e Pesquisas

      A essa divisão compete:
       
      I - coordenar e supervisionar estudos e pesquisas realizados no âmbito da instituição;
      II - realizar estudos e pesquisas relacionados com a surdez, nas áreas educacional, psicológica, social, fonoaudiológica, linguística e médica;
      III - promover e realizar estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento e a inovação de métodos, de técnicas e de procedimentos pedagógicos, na área da surdez;
      IV - promover, em intercâmbio com universidades, institutos de pesquisas e órgãos afins, a atualização de informações e conhecimentos específicos;
      V - desenvolver ações voltadas à aplicação de inovações metodológicas e técnicas, resultantes de estudos e pesquisas, nos sistemas de ensino;
      VI - promover, publicar e divulgar sistematicamente, após análise, estudos, pesquisas e material produzido pelas unidades do Instituto;
      VII - propor e promover eventos para o público interno e externo, com vistas à permanente atualização dos conhecimentos e avanços tecnológicos na área da surdez.


      A DIESP tem como projetos de ação:
       
      01) Cadastro e acompanhamento de pesquisa
      A política de Pesquisa do INES contempla profissionais da Instituição e de fora dela bem como alunos do instituto e de outras instituições de ensino na perspectiva de ampliação e difusão do conhecimento relacionado à área da surdez. Se você deseja desenvolver sua pesquisa no INES, seu primeiro contato deverá ser realizado com a Divisão de Estudos e Pesquisas - DIESP – Na DIESP, ocorrerá o cadastramento de sua pesquisa. Para efetivação desta etapa você deverá solicitar fichas e orientações de cadastro no e-mail diesp@ines.gov.br . 

      Ou, para adiantar, clique nos links a seguir para obter os documentos:

      a) Passo-a-passo para o cadastro de pesquisa,

      b) Formulário para cadastramento,

      c) Termo de compromisso,

      d) Projeto de abertura do Grupo de pesquisa (modelo para baixar)

      Para ciência: Política de pesquisa (Normas e Procedimentos para realização e seu fluxograma) e Resoluções do Ministério da Saúde 466/12 e 510/16.

      OBS: Devido a pandemia de COVID-19  estamos recebendo os cadastros de pesquisas apenas pelo e-mail: diesp@ines.gov.br . Todo o processo está sendo realizado de forma remota.
       
      A entrada em campo dos projetos em que há necessidade de presença física no INES depende da avaliação do setor em que o pesquisador atuará
       
      02) Material técnico-pedagógico
      No material técnico-pedagógico produzido pelo INES estão incluídos aqueles diretamente relacionados ao ensino de alunos surdos bem como materiais e publicações relacionadas à surdez. Este material destina-se às Instituições que atuam nas diferentes áreas de conhecimento garantindo difusão e ampliação aos direitos sociais, econômicos e culturais das pessoas e comunidades surdas. Para solicitar o recebimento destes materiais a Instituição deverá enviar ofício com a justificativa de seu pedido para o e-mail: diesp@ines.gov.br.
       
      OBS: Devido a pandemia de COVID-19, os ofícios estão sendo recebidos por meio do e-mail: diesp@ines.gov.br porém, o envio do material está sendo enviado com prazo maior para entrega.
       
      Diversas publicações já se encontram disponíveis no site do INES para acesso imediato e gratuito. Basta acessar o link www.ines.gov.br/publicacoes e baixar para seu computador
       
      03) Publicações
      As publicações organizadas pelo DDHCT estão disponíveis para serem gratuitamente baixadas em:
      Portal de Periódicos eletrônicos do INES: http://www.ines.gov.br/seer/
      Materiais diversos: http://www.ines.gov.br/publicacoes
       
      04) Eventos formativos
      Os eventos científicos promovidos pelo INES têm como objetivo a permanente atualização dos conhecimentos e avanços tecnológicos na área da surdez. Buscando contribuir, através de um enfoque interdisciplinar e transdisciplinar, promove a criação de espaços estimuladores de debate e reflexões. Dentro desta proposta, já é tradição a realização dos seguintes eventos:
      • Congresso Internacional e Seminário Nacional (COINES) - saiba mais aqui
      • Fórum Bilíngue do INES - saiba mais aqui

      OBS: Devido a pandemia de COVID-19 e as restrições impostas pelos governos estadual e municipal os eventos formativos estão sendo realizados em formato online pelo Youtube do DDHCT INES. Os certificados das edições dos anteriores dos eventos podem ser acessados por meio das páginas oficiais do Fórum Bilíngue e COINES divulgadas acima. 


        

      DICTE - Divisão de Cooperação Técnica

      À essa divisão compete prestar assessoramento técnico, facilitando e articulando atividade de formação, visando apoiar a implantação ou desenvolvimento das políticas públicas na área da surdez, envolvendo professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e ensino superior) que demandam informações sobre políticas educacionais e temas específicos relacionados à inclusão escolar de alunos surdos e às escolas bilíngues, bem como demais profissionais que atuam nesse campo.
       
      Mais Informações AQUI 
       
       

        

      DFCRH - Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos 

       

      A essa divisão compete planejar, supervisionar e ministrar cursos de formação e atualização, para docentes, técnicos, técnicos-administrativos do INES e comunidade; propor a realização, em articulação com instituições de ensino superior, de cursos de extensão, de graduação e de pós-graduação, na área da surdez; elaborar e supervisionar os programas de estágios realizados no INES.
      Atividades:
      • Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
      • Estágio e Capacitação
      • Convênios
      • Curso de Extensão "Educação de Surdos em tempos da pandemia" 
       

       
       

      DIAU - Divisão de Audiologia

      Criada em 1985 e tem como atribuição regimental avaliar a audição dos indivíduos, fornecendo subsídios técnico-científicos relativos à prevenção e ao diagnóstico precoce da surdez.

      A DIAU realiza avaliação audiológica de todos os alunos do instituto e também atende à comunidade, do recém-nascido ao idoso de todo o Brasil.
       
      A avaliação audiológica se dá através dos seguintes testes: audiometria infantil; audiometria tonal e vocal; imitanciometria; emissões otoacústicas evocadas (“teste da orelhinha”); audiometria de potenciais evocados de tronco cerebral; indicação e adaptação de prótese auditiva.
       
      Também é feita a orientação aos responsáveis sobre a surdez e o encaminhamento pedagógico e fonoaudiológico quando necessário. Para marcação de consulta o interessado deverá ligar para (21) 2285-6263, ou (21) 2285-7597 ramal 126, e fazer o agendamento.
       
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