Educação de Surdos: escola
Crianças negras surdas: A literatura em Libras como ferramenta para a construção identitária e a aquisição da linguagem
Janaína Oliveira Caetano
Marineide da Silveira Chaves
Alex Sandro Lins Ramos
Helena Carla Castro
Suzete Araujo Oliveira Gomes
Várias protagonistas negras foram e permanecem excluídas de citações no ensino oficial adotado nas escolas brasileiras devido, segundo vários autores, ao racismo, ao machismo e ao sexismo existentes em nossa sociedade. Isso faz com que a maioria dos estudantes não conheçam suas biografias e que as meninas negras cresçam sem se sentirem representadas e inspiradas por mulheres negras como elas. Do mesmo modo, verificamos a marginalização da cultura da comunidade surda e desafios na implementação da Libras nas instituições educacionais. Posto isso, o presente trabalho tem como foco as crianças negras surdas e sua representatividade no espaço escolar, considerando que, além do preconceito racial, elas são atravessadas por estereótipos e discriminações relacionados à surdez. Assim, nosso intuito é contribuir no processo de construção identitária de discentes negros surdos, na inserção e respeito da diversidade cultural e linguística nas escolas, na difusão da Libras e no ensino da escrita do português, como L2, a partir de um ponto de vista afrocentrado e com o uso de recursos imagéticos. Para tanto, ampliamos as condições de acessibilidade do livro de literatura infantil intitulado Dandara: A guerreira de Palmares, um e-book que conta a história de Dandara, liderança feminina negra do Quilombo dos Palmares e foi resultado das pesquisas desenvolvidas no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (UFF), com o objetivo de contemplar também as crianças surdas. Compreendendo o direito social e linguístico das pessoas surdas, a versão em Libras da obra, a qual já possuía um projeto gráfico com ilustrações coloridas, bem definidas, legíveis e atrativas, foi realizada valorizando o tamanho da janela do tradutor de Libras, colocando o profissional em destaque e proporcionado uma melhor qualidade do material por meio da Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (TALS).
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O aluno surdo nas aulas de educação física escolar: O processo de criação de um glossário em Libras sobre esportes com bola
Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa
Maíra Soares Henriques
Tathianna Prado Dawes
Ludmila Veiga Faria Franco
Este estudo é fruto de um de um trabalho iniciado através dos projetos de extensão Libras, Linguística e Divulgação (LiLinDiv) e Produzindo Materiais Bilíngues para Promoção da Saúde das Pessoas Surdas, ambos da Universidade Federal Fluminense, que possui o objetivo de discutir a importância da produção de glossários em Libras dentro do contexto da educação física escolar. Apresentando a delimitação do tema em esportes que necessitam de bolas para serem praticados, são apontados os resultados de uma pesquisa quantitativa de sinais e sua organização em modalidades esportivas. Visando colaborar com a divulgação de sinais da área e possivelmente contribuir com a diminuição da barreira linguística entre os alunos surdos e os professores de educação física, o presente estudo terá sequência na realização da gravação e da edição de todo o conteúdo coletado e posterior disponibilização através da plataforma Libras Acadêmica da Universidade Federal Fluminense.
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