Notícias
INES promove assessoria técnica no Rio Grande do Sul, com participantes de 57 municípios
Em Libras
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), por meio da Divisão de Cooperação Técnica (Dicte), realizou a quarta assessoria técnica do calendário de 2025, entre os dias 7 e 9 de outubro, em Porto Alegre (RS). Promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul, o evento recebeu cerca de 130 profissionais oriundos das escolas de 57 municípios, entre professores, coordenadores, supervisores e tradutores-intérpretes de língua de sinais.

- Profissionais de 57 municípios participaram da formação
Durante os três dias de formação, as professoras do instituto Carolina Morgado, Bárbara Camilla Carvalho e Maria Lucia Vignoli ministraram palestras, oficinas e atividades interativas sobre os temas desta edição: a educação de jovens e adultos e o letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Foram apresentados os projetos pedagógicos, as práticas e as referências que fundamentam o Serviço de Jovens e Adultos do INES.
As assessorias técnicas do INES têm como objetivo principal apoiar a implementação e o aperfeiçoamento do trabalho de educação para surdos em perspectiva bilíngue nas diversas regiões do país. Todas são solicitadas pelas secretarias de Educação locais e contempladas em processo seletivo para recebimento do evento formativo. O calendário do edital publicado em fevereiro prevê, ainda, mais uma assessoria em 2025: em São Luís (MA). De acordo com a Dicte, o novo formato "interativo-reflexivo" deste tipo de formação propõe atividades teórico-práticas com base na vivência dos servidores do INES em sala de aula, suscitando nos participantes de cada evento reflexões sobre os temas abordados e o compartilhamento de suas experiências locais.