Notícias
168 anos de INES: Ginásio esportivo é reinaugurado em comemoração de aniversário
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realizou nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, a cerimônia de reinauguração do Ginásio Esportivo Tarso Coimbra, após 15 meses de reformas e oito anos de interdição. O evento fez parte das comemorações de aniversário de 168 anos do instituto, celebrado nesta data. A solenidade reuniu a comunidade do INES e os participantes do 24º Congresso Internacional e 30º Seminário Nacional — COINES 2025, que está sendo realizado desde o dia 24.

- Cerimônia de reinauguração
Os alunos do CAp/INES destacaram sua emoção: Lucas Ferreira em poder voltar a frequentar o local e Alexandre Santos em entrar nele pela primeira vez. "Estou muito feliz de ver todos os espaços de Educação Física revitalizados — o campo de futebol, a piscina e, agora, o ginásio", disse o professor Daniel. O assessor da Direção-Geral Mário Cesar dos Santos e o diretor do Departamento de Planejamento e Administração, Alvanei Viana, agradeceram a todos os trabalhadores que participaram ativamente da reforma, ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e à comunidade do INES pela confiança no trabalho executado. A chefe de gabinete, Luciane Cruz, ressaltou a alegria de reabrir um ambiente repleto de memórias no dia do aniversário do instituto. "Esta é uma cerimônia de prestação de contas. A gestão pública devolve à sociedade um equipamento que estava em péssimas condições", acrescentou Solange Rocha, diretora-geral.
Clique aqui e saiba mais
Desde sua construção, entre as décadas de 1930 e 1940, o ginásio possui uma relevância histórica que vai além de sua função pedagógica e esportiva, consolidando-se como ponto de integração social do instituto. Palco de eventos comunitários que marcaram a vida de gerações de estudantes e funcionários, o espaço é tombado em nível estadual e municipal, carregando também, portanto, valor arquitetônico e patrimonial.