Notícias

LINHA EDITORIAL

Nova edição da Revista Em Aberto já está disponível

Com o título "Alfabetização: práticas de avaliação", número 108 da publicação pode ser acessado no portal do Inep. Revista traz temas sobre a etapa
Publicado em 20/11/2020 15h45

Marcada pela exposição de diversas visões sobre um determinado assunto, a Em Aberto neste número traz estudos e discussões sobre a alfabetização no Brasil. Crédito: Em Aberto/InepA edição n.º 108 da Revista Em Aberto já está disponível para os leitores. Com o título "Alfabetização: práticas de avaliação", a publicação aborda temas como a aprendizagem escolar cotidiana e os exames em larga escala, assim como as políticas públicas voltadas à etapa de ensino. Marcada pela exposição de diversas visões sobre um determinado assunto, a revista neste número traz estudos e discussões sobre a alfabetização no Brasil. 

Na seção Pontos de Vista, debatem-se as concepções da etapa educacional e as expectativas relacionadas às avaliações nacionais — Provinha Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os leitores poderão conferir a opinião de especialistas sobre os princípios conceituais e metodológicos dos instrumentos de avaliação, bem como análises a respeito das especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura em avaliações externas e dos resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais.  

Também estão entre os temas discutidos a abordagem linguístico-epistemológica do Pró-Letramento Linguagem e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic); a avaliação da escrita alfabética e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); o processo formativo de alfabetizadores no Pnaic; a prática avaliativa docente, considerando os direitos de aprendizagem, além de uma autoavaliação institucional voltada ao uso formativo das avaliações. 

Já na seção Espaço Aberto, o destaque fica para a entrevista com a professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Magda Becker Soares. À Em Aberto, Magda fala sobre a experiência de ensino e a avaliação desenvolvida com alfabetizadores na rede pública de educação do município de Lagoa Santa, em Minas Gerais, desde 2007. A seção Resenhas da revista ainda traz uma análise crítica de textos relevantes sobre alfabetização. Além disso, a Bibliografia Comentada conta com resumos de artigos, livros, teses e dissertações sobre o tema. 

Em Aberto – Editada desde 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). A proposta da publicação é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo pontos de vista diferentes. A cada edição, são publicados artigos, resenhas e bibliografias comentadas. 

Confira a Em Aberto n.º 108

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Educação e Pesquisa