Notícias
LINHA EDITORIAL
Nova edição da revista Em Aberto está disponível
A versão 109 da revista Em Aberto está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação traz estudos e pesquisas que abordam as definições e os parâmetros para o fomento da qualidade na educação. A revista Em Aberto publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas em suas cinco seções: Enfoque, Pontos de Vista, Espaço Aberto, Resenhas e Bibliografia Comentada. Nesta edição, a seção Enfoque faz uma análise conceitual da qualidade na/da educação, acrescentando à discussão elementos como eficácia pedagógica, eficiência econômica, efetividade política e relevância cultural.
Como a legislação de municípios trata a gestão democrática e a participação nas escolas? Esse e demais questionamentos são abordados na seção Pontos de Vista, que traz também importantes temas para a discussão, entre eles, a relação com o planejamento escolar, tomando por base os marcos regulatórios nacionais; as pressões e disputas em torno da construção de políticas curriculares no estado do Rio de Janeiro; a formação docente e a valorização do magistério como dimensões da qualidade na/da educação; e a relação entre ética e qualidade da educação no contexto da pandemia de COVID-19.
Já a seção Espaço Aberto traz uma entrevista com o professor Luiz Fernandes Dourado sobre educação de qualidade, em que ele defende a urgência da materialização de políticas de Estado e chama a atenção para as disputas entre os defensores da educação pública e os da educação privada, intensificadas no período da pandemia.
Os leitores interessados em aprofundar um pouco mais o estudo sobre a temática da qualidade na/da educação encontrarão, na seção Resenhas, a análise crítica de uma coletânea sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e, na seção Bibliografia Comentada, resumos de artigos e livros. Versões impressas desta edição serão distribuídas ainda neste ano.
Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep, que tem por objetivo estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br .
Confira as orientações de submissão de textos
Acesse o número 109 da revista Em Aberto
Saiba mais sobre a Em Aberto
Assessoria de Comunicação Social do Inep