Notícias

INSTITUCIONAL

Inep se aproxima de servidores no “Fale com o Presidente”

Proposto pelo presidente Danilo Dupas, canal de comunicação entre alta gestão, técnicos e colaboradores da Autarquia visa fortalecimento institucional
Publicado em 28/05/2021 10h40
Primeiro encontro do Fale com o Presidente reuniu o diretor de Gestão e Planejamento, a chefe da Assessoria de Comunicação Social, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, o chefe de gabinete, e o servidor do Inep

Primeiro encontro do Fale com o Presidente reuniu o diretor de Gestão e Planejamento, a chefe da Assessoria de Comunicação Social, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, o chefe de gabinete, e o servidor do Inep

A gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está mais próxima de seus servidores e colaboradores. O novo corpo diretivo lançou recentemente o “Fale com o Presidente”, um canal de comunicação direta pelo qual todos podem fazer perguntas, sugestões e mesmo levar demandas à alta gestão do Inep.

Um servidor da Diretoria de Estatísticas Educacionais, com seis anos de atuação no Instituto, foi o primeiro profissional a ser recebido pelo presidente em resposta ao canal Fale com o Presidente. Na tarde da última quarta-feira, 26 de maio, ele foi recebido pessoalmente, na sala de reuniões da presidência, para tratar de demandas, como a progressão e a cláusula de barreiras. Também estavam presentes o diretor de Gestão e Planejamento, Alexandre Avelino; a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Marcela Côrtes; o chefe de gabinete, Alexandre Bastos Peixoto; e a chefe da Assessoria de Comunicação Social, Anna Priscilla Di Vasconcelos.

O servidor usou o novo canal de comunicação direta do Inep para ter acesso à alta gestão. As mensagens, com sugestões e ideias, são acompanhadas pelo próprio presidente Danilo Dupas, que se colocou à disposição para dialogar sobre os temas enviados pelos profissionais do Instituto em encontros e reuniões. O novo canal é um compromisso de Dupas para aproximar a alta gestão dos servidores e colaboradores, e, assim, proporcionar a participação e a contribuição de todos para o fortalecimento institucional da Autarquia.

Essa é uma boa prática que trago da minha experiência de mercado. Acho importante ter contato com os servidores e colaboradores, saber deles o que pode ser melhorado, ter a oportunidade de falar pessoalmente de ações que estamos desenvolvendo. Vou lutar para que os nossos técnicos tenham tranquilidade para trabalhar. Estou comprometido com o fortalecimento do Inep e recebi do ministro da Educação, Milton Ribeiro, todo o apoio para investir em governança corporativa e compliance. Além disso, para nos preparar para os desafios, devemos desenvolver a análise preditiva”, adiantou Danilo Dupas.

Carreira – Um dos assuntos tratados no encontro do Fale com o Presidente foi a progressão de carreira e a cláusula de barreira. A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Marcela Côrtes, atualizou o servidor Raphael Dias sobre o status dos processos relacionados à cláusula de barreira, que busca permitir o fluxo natural dos servidores nas carreiras e no Plano Especial de Cargos do Inep, além de evitar estagnação de servidores nas classes iniciais, o que impede a realização de concurso público. Essa é uma pauta prioritária para a gestão. O processo que pede a revogação do dispositivo está tramitando e haverá novidades em breve.

Em relação à promoção dos servidores do Instituto, a Diretoria de Gestão e Planejamento destacou que o Ministério da Economia já o devolveu ao Ministério da Educação, para restituição à Autarquia, e que a diretoria segue trabalhando no processo. Em breve, serão divulgados os resultados da decisão do Ministério da Economia e adotados os procedimentos necessários para normalizar o fluxo das promoções.

Programa de Gestão e trabalho remoto – Outro assunto debatido foi a implementação do Programa de Gestão. O Inep já está trabalhando na proposta de capacitação para uso do sistema informatizado. A Autarquia também atua para regulamentar as atividades presenciais, cumprindo a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME n.º 109, de 29 de outubro de 2020, alterada pela Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME n.º 37, de 25 de março de 2021, que coloca um limite de 30% do quadro de profissionais em atuação presencial. O Inep seguirá todas as regras para garantir a segurança da equipe e cumprir os normativos do Ministério da Economia. 

Órgão de Estado – O novo chefe de gabinete do Inep, Alexandre Bastos Peixoto, aproveitou o encontro para elogiar o caráter técnico dos gestores do Inep. “Sou da carreira de gestor e tive oportunidade de atuar em vários lugares. Nunca vi uma autarquia com corpo diretivo quase que exclusivamente composto por servidores. Investir em governança, criar processos, valorizar a transparência e a gestão de riscos são outras estratégias importantes para fortalecer o Inep como um órgão de Estado. É legítimo lutar por melhorias, mas com cuidado para não prejudicar o Instituto e a própria carreira”, defendeu. 

Fale com o Presidente – O canal de comunicação direta da alta gestão com os servidores e colaboradores é um espaço para deixar ideias e opiniões em prol do fortalecimento institucional do Inep. Os assuntos tratados por meio do Fale com o Presidente serão debatidos no Comitê de Governança Institucional. As respostas serão comunicadas a todos os servidores e colaboradores, em primeira mão, de forma transparente, pelos canais de comunicação interna.

Educação e Pesquisa