Notícias

INSTITUCIONAL

Diretor de Tecnologia do Inep vence prêmio em educação

Camilo Mussi foi o ganhador do Prêmio CIO Destaque Educação 2020. Premiação é entregue a um executivo de destaque em tecnologia da informação
Publicado em 19/11/2020 12h24 Atualizado em 20/11/2020 12h05

Camilo Mussi é diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do InepCamilo Mussi, titular da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) e presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi o vencedor do Prêmio CIO Destaque Educação 2020. 

A premiação é entregue a um executivo de tecnologia da informação que se destaca na liderança e na inovação do setor. “Esse prêmio é um reconhecimento a todos os membros do time da DTDIE. Cada um é peça fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, celebrou Mussi. 

Para Mussi, ser diretor de TI do Inep é um grande desafio. A equipe é responsável, por exemplo, pelo segundo maior exame do mundo — o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com quase 6 milhões de participantes — e pelo Censo Escolar, que realiza o recenseamento de 48 milhões de alunos em todo o país. “Preparar o Enem Digital para quase 100 mil participantes, em plena pandemia, mostra que podemos fazer a diferença na educação brasileira. Em nome desta equipe do Inep, que se esforça e busca os melhores resultados diariamente, agradeço esse reconhecimento”, afirmou. 

Servidor público do Banco Central, Camilo Mussi é presidente substituto do Inep e está à frente da DTDIE desde 2016, onde dirige uma equipe de 150 profissionais. Foi responsável pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), pela reformulação do sistema de inscrição do Enem e, mais recentemente, é um dos gestores à frente da implementação do Enem Digital. 

Também é mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e tem especializações em Gestão de Recursos Humanos, Direito da Tecnologia da Informação, Direito Civil, Gestão de Projetos e Saúde Internacional. É bacharel em Direito, em Ciências Aeronáuticas e em Administração. Professor de graduação, pós-graduação e MBA, já atuou também como coordenador de curso. Camilo Mussi é autor de diversos artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais e, como docente, já orientou mais de 800 trabalhos de conclusão de curso. 

Prêmio – Para participar do Prêmio CIO Destaque, o gestor é identificado por uma pesquisa realizada no mercado, com a indicação de outros profissionais da mesma área e a escolha da comissão organizadora do prêmio. Cinco finalistas são levados para a segunda etapa da premiação. Nela, somente os participantes do evento votam, escolhendo um entre os nomes disponíveis. O vencedor é o CIO (Chief Information Center) mais votado. A revelação do nome do ganhador aconteceu em transmissão on-line, realizada nesta quinta-feira, 19 de novembro.

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Educação e Pesquisa