Notícias

INSTITUCIONAL

Alvaro Parisi assume chefia de gabinete do Inep

Com ampla experiência na área de gestão educacional, novo chefe de gabinete terá atribuição de auxiliar a presidência na condução dos projetos do Instituto
Publicado em 20/09/2021 18h25 Atualizado em 24/09/2021 19h59
Colaboradores: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Presidente do Inep, Danilo Dupas, recebe o novo chefe de Gabinete, Alvaro Parisi. Foto: Luís Fortes/MECO novo chefe de gabinete do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi recebido pelo presidente da Autarquia, Danilo Dupas, nesta segunda-feira, 20 de setembro. Alvaro Luis Kohn Parisi foi nomeado na última quarta-feira, 15 de setembro, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. A nomeação foi publicada por meio da Portaria n.º 729, no Diário Oficial da União (DOU). Alvaro Parisi será responsável por prestar assistência direta e imediata ao presidente do Inep, além dar apoio à condução de projetos inovadores e contribuir para viabilizar a execução sustentável das iniciativas do Instituto.

“Para além das atribuições inerentes ao cargo de chefia de gabinete, o meu papel está ligado à execução do planejamento estratégico, ao acompanhamento e à interlocução entre as diretorias do Inep. Esses serão os meus principais desafios”, afirmou. Alvaro é executivo de gestão educacional e projetos de inovação. Possui 30 anos de experiência na área e atuou em diversas regiões do Brasil, com intensa vivência no que se refere a planejamento estratégico, processos acadêmicos, administrativos e regulatórios. Também tem ampla experiência em gestão de crise em instituições de educação básica, superior e técnica.

Trajetória – Alvaro Parisi iniciou a carreira em 1990, no setor de telecomunicações, no qual atuou por mais de uma década. A partir de 1999, assumiu a gerência de projetos e operações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e Tecnologia da Informação (CPQD). Na instituição, também foi gerente de mercado empresarial. De 2002 até então, esteve à frente de inúmeros projetos de inovação e exerceu funções de média e alta gestão na área de operações no segmento da educação superior, em grandes grupos educacionais.

Formação – Formado em Eletrônica Industrial pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal/Fastec), Alvaro Parisi é mestre em Gerenciamento em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Possui MBA e pós-graduação em GestãoAlvaro Parisi será responsável por prestar assistência direta e imediata à Presidência do Inep. Foto: Luís Fortes/MEC Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Universidade de Ohio (EUA), além de ser pós-graduado em Administração e Marketing.

Chefia de gabinete – O chefe de gabinete assessora e assiste o presidente do Inep, inclusive em sua representação política e social, além de ocupar-se das relações públicas do Instituto. Também está sob sua responsabilidade assessorar a presidência na gestão de grupos de interessados, internos e externos, de modo a promover, aprimorar e ampliar a viabilidade da implantação, o monitoramento e a avaliação das iniciativas estratégicas da Autarquia. A atuação das assessorias internacional, institucional e parlamentar também está ligada ao chefe de gabinete. O Inep agradece ao chefe de gabinete anterior, Alexandre Bastos Peixoto, pelos trabalhos prestados e pelo profissionalismo.

Acesse a Portaria de nomeação

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Educação e Pesquisa