Notícias

ESTUDOS EDUCACIONAIS

Quintas da EPT discute avaliação do egresso do Senac

Estudo elaborado por acadêmicas do Senac apresenta evidências para tomadas de decisão e aprimoramento dos investimentos em políticas educacionais
Publicado em 04/05/2021 17h25
Colaboradores: Larita Arêa

O próximo tema a ser debatido na live Quintas da EPT será a “avaliação nacional do egresso do Senac e inserção no mercado”. O estudo apresenta a pesquisa que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realiza com os alunos concluintes dos cursos profissionalizantes, com o objetivo de mensurar a inserção deles no mercado de trabalho. O artigo faz parte do livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A live será transmitida na próxima quinta-feira, 6 de maio, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. 

De acordo com as autoras do artigo Inês Filipa Pereira e Anna Beatriz Waehneldt, ambas do Departamento Nacional do Senac, a pesquisa nacional de avaliação do egresso “é uma fonte valiosa de informação e acompanhamento da contribuição do curso na situação profissional de seu público-alvo. Ela apresenta evidências para tomadas de decisão e, dessa forma, para o aprimoramento dos investimentos em políticas educacionais”. 

Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep e ocorre todas as quintas-feiras, às 10h (horário de Brasília), no canal do Instituto no YouTube. Nas transmissões são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema. 

Serviço:

Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

Quando: Quinta-feira, 6 de maio, a partir das 10h (horário de Brasília)

Onde: Canal do Inep no YouTube 

Baixe a publicação

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Educação e Pesquisa