Notícias

ENEM

Resultado do pedido de isenção da taxa está disponível

Quem entrou com pedido para não pagar a taxa de inscrição do Enem 2021 e/ou justificou ausência no Enem 2020 pode conferir se as solicitações foram aceitas
Publicado em 09/06/2021 12h12 Atualizado em 09/06/2021 15h07

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 estão disponíveis. Quem justificou a ausência na edição 2020 por ter faltado aos dois dias de aplicação também pode conferir se a justificativa foi aceita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As consultas devem ser feitas na Página do Participante. 

As pessoas que tiveram as solicitações indeferidas poderão entrar com recurso no período de 14 a 18 de junho. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no dia 25 do mesmo mês. Vale ressaltar que a aprovação da justificativa ou da solicitação de isenção não garante a inscrição no Enem 2021. As inscrições deverão ser realizadas normalmente, entre 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante.  

Isenção – Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional têm direito à isenção da taxa de inscrição do exame. Estar cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também dá direito ao benefício. O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Justificativa de ausência – Já para justificar a ausência no Enem 2020, o participante deverá comprovar a razão pela qual não compareceu ao exame, por meio dos documentos solicitados. Entre os motivos aceitos como justificativa pelo Inep estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade. Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital.

Login – É preciso ter o login único dos portais gov.br para acompanhar a situação das solicitações, entrar com possíveis recursos e, futuramente, inscrever-se no exame. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas. 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).  

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira o edital para solicitação de isenção do Enem 2021 e justificativa de ausência no Enem 2020

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

 

Educação e Pesquisa