Notícias

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Iniciado período de ajuste de dados do Censo Superior

Informações podem ser ajustadas por instituições de educação superior de 16/11 a 9/12, no Sistema Censup. Inep também inicia verificação de dados declarados
Publicado em 16/11/2021 17h35 Atualizado em 16/11/2021 17h36
Colaboradores: Larita Arêa

O sistema do Censo da Educação Superior, o Censup, está disponível para as instituições de educação superior realizarem os ajustes dos dados da pesquisa, conforme orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A correção das informações ocorre após a Autarquia analisar as justificativas dos relatórios de consistência enviadas pelos procuradores institucionais. O período de ajuste começou nesta terça-feira, 16 de novembro, e termina em 9 de dezembro.

Além disso, o Inep também iniciou, nesta terça-feira (16), a fase de verificação por videoconferência das informações declaradas ao censo para as instituições selecionadas. A apuração será realizada por videoconferência, até o dia 3 de dezembro. Após esse processo, o Instituto apresentará os dados coletados às instituições, que deverão retificá-los ou confirmá-los no sistema da pesquisa. O Censo da Educação Superior 2020 será divulgado pelo Inep em 18 de fevereiro de 2022.

ProgramaçãoApós esse processo, o Instituto apresentará, em 10 de dezembro, os dados da pesquisa para as instituições realizarem a homologação e a correção das informações até o dia 16 do mesmo mês. A coleta dos dados do Censo da Educação Superior 2020 se encerra em 17 de dezembro. O resultado da pesquisa será divulgado pelo Inep em 18 de fevereiro de 2022.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Acesse o Sistema Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Acesse os manuais de preenchimento

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Educação e Pesquisa