Geral

213 Anos da Imprensa Nacional

Aniversário Ganha Ensaio Fotográfico com Dragões da Independência

Ensaio fotográfico do conjunto cavalo/cavaleiro do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Dragões da Independência) na comemoração do aniversário de 213 anos da Imprensa Nacional. O Regimento também completa 213 anos neste 13 de maio.
Publicado em 13/05/2021 19h00 Atualizado em 13/05/2021 19h18
Dragões da Independência - 01

Hoje pela manhã, na comemoração do aniversário de 213 anos da Imprensa Nacional e dos 39 do Museu da Imprensa, houve um ensaio fotográfico do conjunto cavalo/cavaleiro do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Dragões da Independência), que também completa 213 anos neste 13 de maio.

As poses foram ao lado de peças do Museu expostas ao ar livre e em outros pontos dos jardins da Casa. O cavalo, um tordilho branco de nome Fantoche, está com vinte anos de idade, sempre a serviço de recepções de autoridades e de eventos como o de hoje.

Posteriormente, as fotos constarão de uma exposição virtual do Museu da Imprensa. A sequência de fotos foi a seguinte: guarita principal; placa Gráficos desde 1808, ao lado da guarita; Museu da Imprensa; Herma Hipólito José da Costa; Impressora Marinoni; Busto de D. João; Mastros; Painel Modernização da IN e portaria principal.

Os Dragões ainda participaram da celebração com a sua Banda de Música executando o Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro Adalberon, enquanto a Bandeira Nacional era hasteada por vigilantes da IN. Depois a Banda tocou o esperado “Parabéns pra você” acompanhado pelo coro de servidores, colaboradores e convidados e encerrou com clássicos do nosso cancioneiro popular, a exemplo de Aquarela do Brasil (Ari Barroso), Sampa (Caetano Veloso e Gilberto Gil), Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim), dentre outros.

A manhã ficou ainda mais doce com a distribuição de fatias individuais do bolo de aniversário, cumprindo o protocolo de distanciamento social e de uso de álcool em gel exigido pela pandemia de covid-19.